C
Trecho da obra Vidas Secas para as questões 1 e 2.
O mulungu do bebedouro cobria-se de arribações. Mau sinal, provavelmente
o sertão ia pegar fogo. Vinham em bandos, arranchavam-se nas árvores da beira
do rio, descansavam, bebiam e, como em redor não havia comida, seguiam viagem
para o Sul. O casal agoniado sonhava desgraças. O sol chupava os poços, e
aquelas excomungadas levavam o resto da água, queriam matar o gado. (…) Alguns
dias antes estava sossegado, preparando látegos, consertando cercas. De
repente, um risco no céu, outros riscos, milhares de riscos juntos, nuvens, o
medonho rumor de asas a anunciar destruição. Ele já andava meio desconfiado
vendo as fontes minguarem. E olhava com desgosto a brancura das manhãs longas e
a vermelhidão sinistra das tardes. (…)
1. (L.P.T e Táticas) Nesse momento da narrativa é possível inferir que
(A)
Fabiano e sua família enfrentam pela primeira vez a seca e precisam retirar-se.
(B) as
arribações fazem parte apenas do passado de Fabiano apenas como um mal sinal
que o faz lembrar da miséria e da seca.
(C) o
ambiente estava seco porque havia arribações.
(D) o
casal já sofria com os sinais que prenunciavam um longo período de seca.
(E) a
família de Fabiano tinha esperanças de continuar na fazenda por tempo
indeterminado.
2. (L.P.T e Táticas) A metáfora que sugere a
seca encontra-se no seguinte trecho:
(A ) O casal agoniado sonhava desgraças.
(B) Mau sinal, provavelmente o sertão ia pegar
fogo.
(C) Ele já andava meio desconfiado vendo as fontes
minguarem.
(D) O mulungu do bebedouro cobria-se de arribações.
(E) Vinham em bandos, arranchavam-se nas árvores da
beira do rio, descansavam, bebiam e, como em redor não havia comida, seguiam
viagem para o Sul.
3.(L.P.T e Táticas) Leia o trecho
abaixo.
"Agora Fabiano conseguia arranjar as
ideias. O que o segurava era a família. Vivia preso como um novilho amarrado ao
mourão, suportando ferro quente. Se não fosse isso, um soldado amarelo não lhe
pisava o pé não. (...) Tinha aqueles cambões pendurados ao pescoço. Deveria
continuar a arrastá-los?."
(Graciliano Ramos. Vidas Secas.
São Paulo: Martins, 23.ª ed., 1969, p. 75.)
O trecho acima revela que Fabiano
(A) responsabiliza a família
por toda a situação de miséria que precisa enfrentar.
(B) pensa na sua vida de miséria e tem consciência que é explorado.
Isso o faz sentir-se preso;
(C) o ferro quente a que Fabiano faz referência é a seca;
(D) o soldado Amarelo é o único responsável pela situação de
opressão em que vive Fabiano;
(E) Relembra o momento em que foi preso e usa a expressão
“como um novilho no mourão”.
4.(L.P.T e Táticas) A zoomorfização e a
antropomorfizarão estão presentes em vários trechos da obra Vidas Secas. No
capítulo que tem como título Fabiano, em um momento da narrativa, ao pensar nas
dificuldades que já havia vencido, esse personagem sente, ainda que por alguns
segundos, orgulho de sua condição animalesca. O trecho que revela essa ideia é:
(A) Montado,
confundia-se com o cavalo, grudava-se a ele.
(B) Estava escondido no mato como tatu.
(C) Vivia preso como um novilho amarrado
ao mourão, suportando ferro quente.
(D) Você é um bicho, Fabiano[...]Um
bicho capaz de vencer dificuldades.
(E) Ele, a mulher e os filhos tinham se
habituado a à camarinha escura, pareciam ratos.
5
(L.P.Truques e Táticas) O trecho a seguir da obra O quinze de Rachel de Queiroz
mostra Conceição no “Campo de concentração”
Conceição atravessava muito depressa o “Campo de concentração”. Às vezes, uma voz
atalhava:
- Dona, uma esmolinha...
Ela tirava um níquel da bolsa e passava
adiante, em passo ligeiro, fugindo da promiscuidade e do mal cheiro do
acampamento.
Que custo, atravessar aquele
atravancamento de gente imunda, de latas velhas, de trapos sujos!
Nesse
fragmento da obra, é possível inferir que a crítica da autora se refere,
principalmente
(A) às
consequências da seca na vida dos retirantes;
(B) à forma como Conceição, professora, fugia
dos retirantes;
(C) à falta de assistência social por parte das
autoridades aos retirantes;
(D) à falta de disposição dos retirantes, já que
se contentavam em pedir esmolas;
(E) à dificuldade de Conceição em atravessar o
“Campo de concentração”
6(L.P.Truques
e Táticas) A obra O quinze de Rachel de Queiroz pertence a fase modernista em
que predomina uma literatura de denúncia. Nesse sentido, convém afirmar que
nesse romance a crítica da autora se propõe a denunciar
(A) a situação degradante da vida dos retirantes
causada por fatores climáticos, sociais e econômicos;
(B) somente
as consequências da seca na vida da população que vive em situação de pobreza;
(C) somente
os efeitos da seca de 1915, que marcou a infância da autora;
(D) a
crueldade dos proprietários de terra por não acolher seus trabalhadores no
período da seca;
(E)
principalmente a precariedade do “Campo de concentração”, local onde os
retirantes eram recebidos.
Leia o poema abaixo para
responder as questões 7 e 8
Os Ombros Suportam o Mundo
Chega um tempo em que não se diz
mais: meu Deus.
Tempo de absoluta depuração.
Tempo em que não se diz mais: meu
amor.
Porque o amor resultou inútil.
E os olhos não choram.
E as mãos tecem apenas o rude
trabalho.
E o coração está seco.
Em vão mulheres batem à porta,
não abrirás.
Ficaste sozinho, a luz apagou-se,
mas na sombra teus olhos
resplandecem enormes.
És todo certeza, já não sabes
sofrer.
E nada esperas de teus amigos.
Pouco importa venha a velhice,
que é a velhice?
Teus ombros suportam o mundo
e ele não pesa mais que a mão de
uma criança.
As guerras, as fomes, as
discussões dentro dos edifícios
provam apenas que a vida
prossegue
e nem todos se libertaram ainda.
Alguns, achando bárbaro o
espetáculo
prefeririam (os delicados) morrer.
Chegou um tempo em que não
adianta morrer.
Chegou um tempo em que a vida é
uma ordem.
A vida apenas, sem mistificação.
Sentimento do Mundo, 1940
7.( L. P. Truques e Táticas) O
poema mostra
A) a Indignação do sujeito lírico
em relação aos grandes problemas que aterrorizam os homens;
B) a resignação do ser humano em
relação aos problemas de seu tempo;
C) Preocupação do eu lírico com
grandes problemas como a guerra e a fome;
D) Preocupação com aqueles que não conseguem lidar com suas dores e preferem morrer;
E) Preocupação com o estado de solidão em que vivem seus semelhantes.
8.( L. P.
Truques e Táticas) "Teus ombros suportam o mundo / e ele não pesa mais que
a mão de uma criança." Esses versos do poema sugerem que o sujeito lírico
A)
encoraja os seus semelhantes mostrando-lhes a capacidade de suportar os problemas de seu
tempo;
B)
desafia os problemas de seu tempo, pois se sente maior que o mundo;
C)
mostra-se forte e esperançoso, pois os ombros suportam o mundo;
D) vê o
mundo com leveza como a mão de uma criança;
E)
Acredita que os problemas que assolam os indivíduos os tornam insensíveis.
9.( L. P.
Truques e Táticas) Leia a primeira estrofe do poema Mãos dadas da Carlos
Drummond de Andrade.
Mãos
dadas
Não serei
o poeta de um mundo caduco.
Também
não cantarei o mundo futuro.
Estou
preso à vida e olho meus companheiros.
Estão
taciturnos mas nutrem grandes esperanças.
Entre
eles, considero a enorme realidade.
O
presente é tão grande, não nos afastemos.
Não nos
afastemos muito, vamos de mãos dadas.
Esse poema está na obra Sentimento do mundo
publicada em 1940, período conturbado tanto no cenário nacional como mundial.
Considerando o que propõe o sujeito lírico sobre o fazer poético, esse poema
faria sentido no contexto atual? Por quê? (Valor da questão 3,0)
10. (L.P.
Truques e Táticas) Discorra sobre as consequências da seca e outros problemas
que afetam a vida dos retirantes nos romances Vidas Secas de Graciliano Ramos e
O Quinze de Rachel de Queiroz, estabelecendo comparações entre as duas obras. (valor
da questão 3,0)
Nenhum comentário:
Postar um comentário