1.(L.P. Truques e Táticas) O poema a
seguir pertence a temática religiosa do poeta barroco, Gregório de Matos
Guerra.
A Cristo S. N. crucificado
Estando o poeta na última hora de sua
vida
Meu Deus, que estais pendente de um
madeiro,
Em cuja lei protesto de viver,
Em cuja santa lei hei de morrer
Animoso, constante, firme e inteiro:
Neste lance, por ser o derradeiro,
Pois vejo a minha vida anoitecer,
É, meu Jesus, a hora de se verA brandura
de um Pai, manso cordeiro.
Mui grande é vosso amor e o meu delito;
Porém pode ter fim todo o pecar,
E não o vosso amor, que é infinito
Esta razão me obriga a confiar,
Que, por mais que pequei, neste conflito
Espero em vosso amor de me salvar.
Não
está de acordo com o
texto acima.
(A)
O sujeito lírico dirige-se a Deus de forma humilde, como um pecador
arrependido, mas inseguro em relação a misericórdia divina.
(B)
O sujeito lírico, no final da vida, utiliza uma linguagem bem elaborada
apelando para a misericórdia divina.
(C)
O sujeito lírico expressa a contrição religiosa e a crença no amor
infinito de Cristo, para manifestar, no final, a certeza do perdão.
(D)
Para o sujeito lírico, Deus está sempre disposto ao perdão, por sua
misericórdia e bondade; daí deriva sua maior glória.
(E)
O sujeito lírico primeiramente confessa o seu pecado para depois apelar
para o perdão de Deus.
2. (L.P. Truques e Táticas) Nesse poema,
nota-se, em mais de uma estrofe, o uso de antíteses, figura de linguagem muito
utilizada no Barroco. Destaque a alternativa onde se destaca a presença desse
recurso.
(A)” Meu Deus, que estais pendente de um
madeiro,
Em cuja lei protesto de viver’
(B) “Em cuja lei protesto de viver,
Em cuja santa lei hei de morrer”
(C) ” Neste lance, por ser o derradeiro,
Pois vejo a minha vida anoitecer”
(D) “É, meu Jesus, a hora de se ver
A brandura de um Pai, manso cordeiro.”
(E) “Esta razão me obriga a confiar,
Que, por mais que pequei, neste
conflito”
3. (L.P. Truques e Táticas) Leia o trecho da
introdução do Sermão de Santo Antônio aos Peixes
“Vós, diz Cristo, Senhor
nosso, falando com os pregadores, sois o sal da terra: e chama-lhes sal da
terra, porque quer que façam na terra o que faz o sal. O efeito do sal é
impedir a corrupção; mas quando a terra se vê tão corrupta como está a nossa,
havendo tantos nela que têm ofício de sal, qual será, ou qual pode ser a causa
desta corrupção? Ou é porque o sal não salgo, ou porque a terra se não deixa
salgar. Ou é porque o sal não salga, e os pregadores não pregam a verdadeira
doutrina; ou porque a terra se não deixa salgar e os ouvintes, sendo verdadeira
a doutrina que lhes dão, a não querem receber. Ou é porque o sal não salgo, e
os pregadores dizem uma cousa e fazem outra; ou porque a terra se não deixa
salgar, e os ouvintes querem antes imitar o que eles fazem, que fazer o que
dizem. Ou é porque o sal não salga, e os pregadores se pregam a si e não a
Cristo; ou porque a terra se não deixa salgar, e os ouvintes, em vez de servir
a Cristo, servem a seus apetites. Não é tudo isto verdade? Ainda mal! ”
Nesse fragmento, Vieira
(A) afirma que os pregadores são responsáveis
pela corrupção, já que não fazem na terra o que faz o sal.
(B) afirma que a causa da corrupção é o fato de
os pregadores pregarem a si e não a Cristo.
(C) afirma que os ouvintes são culpados pela corrupção
na terra, uma vez que não seguem os ensinamentos dos pregadores.
(D) levanta vários
questionamentos a respeito da corrupção a partir da metáfora sal da
terra.
(E) usa a metáfora do sal para elogiar o empenho
dos pregadores em pregar a palavra de Deus.
4.( L.P.Truques e Táticas) Leia
o poema lírico de Gregório de Matos Guerra.
A MESMA D. ÂNGELA
Anjo no nome, Angélica na
cara!
Isso é ser flor, e Anjo
juntamente,
Ser Angélica flor, e Anjo
florente,
Em quem, senão em vós se
uniformara:
Quem vira uma tal flor que a
não cortara,
De verde pé, da rama
florescente;
E quem um anjo vira tão
luzente,
Que Por seu Deus, o não
idolatrara?
Se, pois como Anjo sois dos meus altares,
Fôreis o meu Custódio, e a minha guarda
Livrara eu
de Diabólicos azares.
Mas vejo que, por bela e por
galharda,
Posto que os Anjos nunca dão
pesares,
Sois anjo que me tenta e não mguarda.
Na primeira estrofe desse
texto, o sujeito lírico destaca a beleza da amada por meio de
(A)
antítese
(B)
paradoxo
(C)
metáfora
(D) prosopopeia
(E) hipérbole
5.( L.P.Truques e Táticas) O paradoxo que revela o
conflito vivido pelo sujeito lírico nesse poema ne encontra no verso
(A)“Anjo no nome, Angélica na
cara!
(C)“Livrara eu de Diabólicos azares”
(D)‘’Sois anjo que me tenta e não me guarda.”
(E)‘’Quem vira uma tal flor que a não cortara’’
6.( L.P.Truques e Táticas)
Leia a estrofe abaixo.
Quem vira uma tal flor que a
não cortara,
De verde pé, da rama
florescente;
E quem um anjo vira tão
luzente,
Que Por seu Deus, o não
idolatrara?
Nessa estrofe, por meio de uma
construção metafórica e paradoxal, o sujeito lírico revela
(A) a admiração pela
beleza da natureza.
(B) a admiração
pela juventude da amada.
(C) o desejo de ter a
proteção da amada.
(D) o desejo de
contemplar a beleza da amada à distância.
(E) o conflito entre o
carnal e o espiritual.
7.( L.P.Truques e Táticas) Leia o poema de Gregório
de Matos.
Nasce o Sol e não dura mais que um dia,
Depois da Luz se segue a noite escura,
Em tristes sombras morre a formosura,
Em contínuas tristezas a alegria.
Porém se acaba o Sol, por que nascia?
Se é tão formosa a Luz, por que não dura?
Como a beleza assim se transfigura?
Como o gosto da pena assim se fia?
Mas no Sol, e na Luz, falte a firmeza,
Na formosura na se dê constância,
E na alegria sinta-se a tristeza.
Começa o mundo em fim pela ignorância,
E tem qualquer dos bens por natureza
A firmeza somente na inconstância.
(MATOS, Gregório.
25 poemas. Belo Horizonte: Itatiaia, 1998. p.44.)01)
Nesse poema o tema central é
(A) a instabilidade da
vida.
(B) as alegrias do ser
humano.
(C) a ignorância sobre
a passagem do tempo.
(D) as tristezas do
ser humano.
(E) a transfiguração
da beleza.
8. (L.P.Truques e Táticas) O estado de espirito do
sujeito lírico é apresentado por antíteses e metáforas. Destaque a alternativa
em que há esses dois recursos de expressão nos versos do poema.
(A) ‘’Nasce o Sol e não dura mais que um dia.
Depois
da Luz se segue a noite escura.’’
(B) ‘’Porém se acaba o Sol, por que nascia?
Se é
tão formosa a Luz, por que não dura?”
(C) ‘’Como a beleza assim se transfigura?
Como o gosto da pena assim se fia?’’
(D) “Começa o mundo em fim pela ignorância,
E tem qualquer dos bens por natureza”
(E) ” Na formosura na se dê constância,
E na
alegria sinta-se a tristeza.’’
9(L.P.
Truques e Táticas) Leia o trecho da introdução do Sermão de Santo Antônio aos
Peixes
“Vós, diz Cristo, Senhor nosso, falando
com os pregadores, sois o sal da terra: e chama-lhes sal da terra, porque quer
que façam na terra o que faz o sal. O efeito do sal é impedir a corrupção; mas
quando a terra se vê tão corrupta como está a nossa, havendo tantos nela que
têm ofício de sal, qual será, ou qual pode ser a causa desta corrupção? Ou é
porque o sal não salgo, ou porque a terra se não deixa salgar. Ou é porque o
sal não salga, e os pregadores não pregam a verdadeira doutrina; ou porque a terra
se não deixa salgar e os ouvintes, sendo verdadeira a doutrina que lhes dão, a
não querem receber. Ou é porque o sal não salgo, e os pregadores dizem uma
cousa e fazem outra; ou porque a terra se não deixa salgar, e os ouvintes
querem antes imitar o que eles fazem, que fazer o que dizem. Ou é porque o sal
não salga, e os pregadores se pregam a si e não a Cristo; ou porque a terra se
não deixa salgar, e os ouvintes, em vez de servir a Cristo, servem a seus
apetites. Não é tudo isto verdade? Ainda mal! ”
Embora o “Sermão de Santo
Antônio aos peixes seja um texto do século XVII, apresenta discussões bastante atuais.
Comente sobre os questionamentos do autor considerando a sociedade do século
XXI.
10. (L.P. Truques e Táticas) Sabe-se que as artes do Barroco
revelam a tensão vivida pelos indivíduos desse período. Os conflitos dessa época,
como viver os prazeres da vida terrena sabendo de sua brevidade ou se preparar
para a vida espiritual, a divisão entre fé e razão ainda afligem os seres
humanos atualmente? Comente.
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