TESTE SOBRE O CLASSICISMO
TIPO 1
b. A medida velha obedece a poesia de tradição popular, as redondilhas, de 5 ou 7 sílabas
c. São temas mais recorrentes na lírica camoniana: o amor, a passagem do tempo e o desconcerto do mundo
d. Sá de Miranda trouxe para Portugal as novas medidas, porém nunca abandonou as composições em redondilhas
e. A lírica do Classicismo enfatiza os atos heroicos dos seres humanos, atribuindo-lhes características dos deuses da mitologia greco-romana
7.(L.P.Truques e Táticas) Leia o poema a seguir:
Comigo me desavim,
Sou posto em todo perigo;
Não posso viver comigo
Nem posso fugir de mim.
Com dor da gente fugia,
Antes que esta assi crecesse:
Agora já fugiria
De mim, se de mim pudesse.
Que meo espero ou que fim
Do vão trabalho que sigo,
Pois que trago a mim comigo
Tamanho imigo de mim?
Sá de Miranda, in 'Antologia Poética'
Sobre o poema acima é CORRETO afirmar que
a. Há nessa obra de Camões dois planos narrativos: um histórico, centrado nos fatos que fizeram Portugal um país importante, e um mítico (maravilhoso), em que estão presentes os Deuses da mitologia greco-romana;
b. Em Os Lusíadas o grande herói é Vasco da Gama, pois os seus feitos é que se destaca em todos os cantos da obra
c. A obra é dedicada aos deuses mitológicos, já que todos citados na obra eram favoráveis a viagem de Vasco da Gama.
d. A glorificação dos heróis portugueses é uma característica marcante em Os Lusíadas e a euforia desse povo está presente em todos os momentos da obra.
e. No episódio do Velho de Restelo, os portugueses recebem conselhos para prosseguir com os seus planos de conquista marítima.
9.(L.P.Truques e Táticas) Considere os enunciados a seguir sobre a obra épica de Camões, Os Lusíadas.
I.É um poema épico do gênero narrativo, o qual está dividido em dez cantos.
II. Camões narra as conquistas do povo português na época das grandes navegações.
III. Na Invocação, o poeta invoca as ninfas do Tejo (Canto I) como inspiração.
IV. Inês de Castro é um dos episódios líricos presente na obra
V. A tensão é dada pelo confronto entre Vênus e Baco. Vênus arma as ciladas para os portugueses, e Baco, que é favorável a viagem, os defende.
Está CORRETO o que se afirma em:
TIPO 1
1(L.P. Truques e Táticas) A partir da Renascença, o termo Classicismo começa a
adquirir uma conotação estética (artística). São características dessa
escola literária os enunciados a seguir, exceto:
(A) A recuperação de temas e formas
originários da cultura greco-romana;
(B) Aprofundamento da perspectiva
antropocêntrica;
(C) Valorização das explicações baseadas na
ciência;
(D) Influência do pensamento humanista;
(E) Preferência por temas religiosos e
explicações pautadas na fé.
2. (L.P. Truques e Táticas). Analise os enunciados abaixo a respeito da pintura
renascentista:
I. Quase todos os pintores
renascentistas produziam quadros que retratavam a Virgem Maria e o menino
Jesus;
II. Os filósofos e deuses da
mitologia grega também eram temas da pintura renascentista
III. Do ponto de vista da forma
destaca-se o grande cuidado com o espaço de composição e com a perspectiva
IV. Além de servirem como adornos
domésticos, as telas eram uma forma de lisonjear personalidades poderosas da
época.
Estão corretas:
a.
I somente
b. II
somente
c. III
somente
d. I e III somente
e. I, II,
III e IV
3.(L.P. Truques e Táticas)Em
relação ao contexto histórico do Classicismo está CORRETA a opção:
a. Predomina um sistema
econômico, político e social chamado Feudalismo
b. Houve crescimento dos fluxos
comerciais e da burguesia
c. Havia apenas três classes
sociais: clero, nobreza e povo.
d. Predomina a visão teocêntrica
de mundo
e. O financiamento das criações
artísticas pelos senhores feudais.
4. (L.P. Truques e Táticas).
Sobre o contexto cultural do Classicismo está correto o que se afirma em todas
as opções, exceto:
a. O classicismo fez parte de um
movimento cultural chamado Renascimento
b. A valorização do ser humano
como agente do conhecimento substitui a concepção teocêntrica.
C. Observa-se na prática
artística a adoção da divisão social do trabalho.
d. A elaboração da arte era presidida
pela Igreja Católica em uma perspectiva teocêntrica
e. O grande centro do
Renascimento foi a Itália, com destaque especial para a cidade de Florença
6. (L.P. Truques e Táticas)Sobre a
lírica do Classicismo, todos os enunciados a seguir estão corretos, exceto:
a. A obra
lírica de Camões é constituída por poemas feitos em medida velha e em medida
nova.b. A medida velha obedece a poesia de tradição popular, as redondilhas, de 5 ou 7 sílabas
c. São temas mais recorrentes na lírica camoniana: o amor, a passagem do tempo e o desconcerto do mundo
d. Sá de Miranda trouxe para Portugal as novas medidas, porém nunca abandonou as composições em redondilhas
e. A lírica do Classicismo enfatiza os atos heroicos dos seres humanos, atribuindo-lhes características dos deuses da mitologia greco-romana
7.(L.P.Truques e Táticas) Leia o poema a seguir:
Comigo me desavim,
Sou posto em todo perigo;
Não posso viver comigo
Nem posso fugir de mim.
Com dor da gente fugia,
Antes que esta assi crecesse:
Agora já fugiria
De mim, se de mim pudesse.
Que meo espero ou que fim
Do vão trabalho que sigo,
Pois que trago a mim comigo
Tamanho imigo de mim?
Sá de Miranda, in 'Antologia Poética'
Sobre o poema acima é CORRETO afirmar que
a.
os versos foram escritos na medida nova
b.
a dor do eu lírico é causada pelo desencontro amoroso
c.
o eu lírico está vivendo uma situação de conflito, na qual
ele é inimigo de si mesmo
d.
o eu lírico consegue estabelecer a paz interior que
precisa.
e.
o eu lírico consegue fugir de si mesmo e solucionar todo o
conflito
8. (L.P.
Truques e Táticas) Os Lusíadas
é uma das obras mais importantes da literatura de língua
portuguesa. Foi escrita pelo poeta português do Classicismo Luís Vaz de Camões
e publicada em 1572. Sobre essa epopeia é CORRETO o que se afirma em:a. Há nessa obra de Camões dois planos narrativos: um histórico, centrado nos fatos que fizeram Portugal um país importante, e um mítico (maravilhoso), em que estão presentes os Deuses da mitologia greco-romana;
b. Em Os Lusíadas o grande herói é Vasco da Gama, pois os seus feitos é que se destaca em todos os cantos da obra
c. A obra é dedicada aos deuses mitológicos, já que todos citados na obra eram favoráveis a viagem de Vasco da Gama.
d. A glorificação dos heróis portugueses é uma característica marcante em Os Lusíadas e a euforia desse povo está presente em todos os momentos da obra.
e. No episódio do Velho de Restelo, os portugueses recebem conselhos para prosseguir com os seus planos de conquista marítima.
9.(L.P.Truques e Táticas) Considere os enunciados a seguir sobre a obra épica de Camões, Os Lusíadas.
I.É um poema épico do gênero narrativo, o qual está dividido em dez cantos.
II. Camões narra as conquistas do povo português na época das grandes navegações.
III. Na Invocação, o poeta invoca as ninfas do Tejo (Canto I) como inspiração.
IV. Inês de Castro é um dos episódios líricos presente na obra
V. A tensão é dada pelo confronto entre Vênus e Baco. Vênus arma as ciladas para os portugueses, e Baco, que é favorável a viagem, os defende.
Está CORRETO o que se afirma em:
a.
I,
II e V
b.
II,
III, IV e V
c.
IV
e V
d.
II,
III e V
e.
I,
II,III e IV
10. (L.P.
Truques e Táticas)Embora a
obra Os Lusíadas seja considerada uma grande epopeia, há momentos de intenso
lirismo, onde o autor personifica e exalta o amor, mostrando a tensão entre o
individual e os poderes do estado
Isso acontece no episódio:
a) do Gigante Adamastor.
b) do Velho do Restelo.
c) de Inês de Castro.
d) dos Doze de Inglaterra.
e) Batalha de Aljubarrota.
TESTE SOBRE O CLASSICISMO
TIPO 2
b. A obra lírica de Camões é constituída por poemas feitos em medida velha e em medida nova.
c. A medida velha obedece a poesia de tradição popular, as redondilhas, de 5 ou 7 sílabas
d. São temas mais recorrentes na lírica camoniana: o amor, a passagem do tempo e o desconcerto do mundo
e. Sá de Miranda trouxe para Portugal as novas medidas, porém nunca abandonou as composições em redondilhas
7.(L.P.Truques e Táticas) Leia o poema a seguir:
Comigo me desavim,
Sou posto em todo perigo;
Não posso viver comigo
Nem posso fugir de mim.
Com dor da gente fugia,
Antes que esta assi crecesse:
Agora já fugiria
De mim, se de mim pudesse.
Que meo espero ou que fim
Do vão trabalho que sigo,
Pois que trago a mim comigo
Tamanho imigo de mim?
Sá de Miranda, in 'Antologia Poética'
Sobre o poema acima é CORRETO afirmar que
a. . Em Os Lusíadas o grande herói é Vasco da Gama, pois os seus feitos é que se destaca em todos os cantos da obra
b. A obra é dedicada aos deuses mitológicos, já que todos citados na obra eram favoráveis a viagem de Vasco da Gama.
c. A glorificação dos heróis portugueses é uma característica marcante em Os Lusíadas e a euforia desse povo está presente em todos os momentos da obra.
d. No episódio do Velho de Restelo, os portugueses recebem conselhos para prosseguir com os seus planos de conquista marítima.
e. Há nessa obra de Camões dois planos narrativos: um histórico, centrado nos fatos que fizeram Portugal um país importante, e um mítico (maravilhoso), em que estão presentes os Deuses da mitologia greco-romana;
9.(L.P.Truques e Táticas)Considere os enunciados a seguir sobre a obra épica de Camões, Os Lusíadas.
I.É um poema épico do gênero narrativo, o qual está dividido em dez cantos.
II. Camões narra as conquistas do povo português na época das grandes navegações.
III. Na Invocação, o poeta invoca as ninfas do Tejo (Canto I) como inspiração.
IV. A tensão é dada pelo confronto entre Vênus e Baco. Vênus arma as ciladas para os portugueses, e Baco, que é favorável a viagem, os defende.
V. Inês de Castro é um dos episódios líricos presente na obra
Está CORRETO o que se afirma em:
TESTE SOBRE O CLASSICISMO
TIPO 2
1(L.P. Truques e Táticas) A partir da Renascença, o termo Classicismo começa a
adquirir uma conotação estética (artística). São características dessa
escola literária os enunciados a seguir, exceto:
(A) A recuperação de temas e formas
originários da cultura greco-romana;
(B) Aprofundamento da perspectiva
antropocêntrica;
(C) Preferência por temas religiosos e
explicações pautadas na fé;
(D) Valorização das explicações baseadas na
ciência;
(E) Influência do pensamento humanista.
2. (L.P. Truques e Táticas). Analise os enunciados abaixo a respeito da pintura
renascentista:
I. Quase todos os pintores
renascentistas produziam quadros que retratavam a vida dos trabalhadores no
campo;
II. Os filósofos e deuses da
mitologia grega também eram temas da pintura renascentista
III. Do ponto de vista da forma
destaca-se o grande cuidado com o espaço de composição e com a perspectiva
IV. Além de servirem como adornos
domésticos, as telas eram uma forma de lisonjear personalidades poderosas da
época.
Estão corretas:
a.
I somente
b.
II somente
c. III
somente
d. II, III e IV
e. I, II,
III e IV
3.(L.P. Truques e Táticas) Em
relação ao contexto histórico do Classicismo está CORRETA a opção:
a. Predomina a visão teocêntrica
de mundo
b. Predomina um sistema
econômico, político e social chamado Feudalismo
c. Houve crescimento dos fluxos
comerciais e da burguesia
d. Havia apenas três classes
sociais: clero, nobreza e povo.
e. O financiamento das criações
artísticas pelos senhores feudais.
4. (L.P. Truques e Táticas).
Sobre o contexto cultural do Classicismo está correto o que se afirma em todas
as opções, exceto:
a. O classicismo fez parte de um
movimento cultural chamado Renascimento
b. A elaboração da arte era
presidida pela Igreja Católica em uma perspectiva teocêntrica
c. A valorização do ser humano
como agente do conhecimento substitui a concepção teocêntrica.
d. Observa-se na prática
artística a adoção da divisão social do trabalho.
e. O grande centro do Renascimento foi a
Itália, com destaque especial para a cidade de Florença
6. (L.P. Truques e Táticas) Sobre a
lírica do Classicismo, todos os enunciados a seguir estão corretos, exceto:
a. A lírica do
Classicismo enfatiza os atos heroicos dos seres humanos, atribuindo-lhes
características dos deuses da mitologia greco-romanab. A obra lírica de Camões é constituída por poemas feitos em medida velha e em medida nova.
c. A medida velha obedece a poesia de tradição popular, as redondilhas, de 5 ou 7 sílabas
d. São temas mais recorrentes na lírica camoniana: o amor, a passagem do tempo e o desconcerto do mundo
e. Sá de Miranda trouxe para Portugal as novas medidas, porém nunca abandonou as composições em redondilhas
7.(L.P.Truques e Táticas) Leia o poema a seguir:
Comigo me desavim,
Sou posto em todo perigo;
Não posso viver comigo
Nem posso fugir de mim.
Com dor da gente fugia,
Antes que esta assi crecesse:
Agora já fugiria
De mim, se de mim pudesse.
Que meo espero ou que fim
Do vão trabalho que sigo,
Pois que trago a mim comigo
Tamanho imigo de mim?
Sá de Miranda, in 'Antologia Poética'
Sobre o poema acima é CORRETO afirmar que
a.
os versos foram escritos na medida nova
b.
a dor do eu lírico é causada pelo desencontro amoroso
c.
o eu lírico consegue estabelecer a paz interior que
precisa.
d.
o eu lírico consegue fugir de si mesmo e solucionar todo o
conflito
e.
o eu lírico está vivendo uma situação de conflito, na qual
ele é inimigo de si mesmo
8. (L.P.
Truques e Táticas) Os Lusíadas
é uma das obras mais importantes da literatura de língua
portuguesa. Foi escrita pelo poeta português do Classicismo Luís Vaz de Camões
e publicada em 1572. Sobre essa epopeia é CORRETO o que se afirma em:a. . Em Os Lusíadas o grande herói é Vasco da Gama, pois os seus feitos é que se destaca em todos os cantos da obra
b. A obra é dedicada aos deuses mitológicos, já que todos citados na obra eram favoráveis a viagem de Vasco da Gama.
c. A glorificação dos heróis portugueses é uma característica marcante em Os Lusíadas e a euforia desse povo está presente em todos os momentos da obra.
d. No episódio do Velho de Restelo, os portugueses recebem conselhos para prosseguir com os seus planos de conquista marítima.
e. Há nessa obra de Camões dois planos narrativos: um histórico, centrado nos fatos que fizeram Portugal um país importante, e um mítico (maravilhoso), em que estão presentes os Deuses da mitologia greco-romana;
9.(L.P.Truques e Táticas)Considere os enunciados a seguir sobre a obra épica de Camões, Os Lusíadas.
I.É um poema épico do gênero narrativo, o qual está dividido em dez cantos.
II. Camões narra as conquistas do povo português na época das grandes navegações.
III. Na Invocação, o poeta invoca as ninfas do Tejo (Canto I) como inspiração.
IV. A tensão é dada pelo confronto entre Vênus e Baco. Vênus arma as ciladas para os portugueses, e Baco, que é favorável a viagem, os defende.
V. Inês de Castro é um dos episódios líricos presente na obra
Está CORRETO o que se afirma em:
a.
I,
II e V
b.
II,
III, IV e V
c.
IV
e V
d.
I,
II, III e V
e.
I,
II,III e IV
10. (L.P.
Truques e Táticas) Embora a
obra Os Lusíadas seja considerada uma grande epopeia, há momentos de intenso
lirismo, onde o autor personifica e exalta o amor, mostrando a tensão entre o
individual e os poderes do estado
Isso acontece no episódio:
a) do Gigante Adamastor.
b) do Velho do Restelo.
c).dos Doze de Inglaterra.
d) Batalha de Aljubarrota.
e) de Inês de Castro
.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário