TESTE DE
LITERATURA
1. (L.P. Truques e Táticas)) Leia o texto abaixo
Louco, sim, louco, porque quiz grandeza
Qual a Sorte a não dá.
Não coube em mim minha certeza;:
Porisso onde o areal está
Ficou meu ser que houve, não o que ha.
Minha loucura, outros que me a tomem
Com o que nella ia.
Qual a Sorte a não dá.
Não coube em mim minha certeza;:
Porisso onde o areal está
Ficou meu ser que houve, não o que ha.
Minha loucura, outros que me a tomem
Com o que nella ia.
Sem a
loucura o que é o homem
Mais que a besta sadia,
Cadaver addiado que procria?
Mais que a besta sadia,
Cadaver addiado que procria?
Fernando Pessoa
Nesse poema é correto afirmar que:
a.
É o louvor a loucura que
distingue o homem do animal e o faz ir em frente na busca da realização do
sonho, haja o que houver.
b.
É a loucura que arrasta o homem para o fracasso, ideia clara na expressão “Ficou meu ser que houve”
c.
Está subtendido no verso «Ficou meu ser que houve, não o que há», que o sujeito lírico faz
referência aos seus sonhos interrompidos no areal.
d.
Está claro que o sujeito lírico se assume como um
ser ousado que busca grandezas, mas sugere cautela usando a expressão ” cadáver
adiado”
2.(L.P.Truques e Táticas)
Leia a tira a seguir.
A tira acima faz lembrar
de uma das personalidades poéticas de Fernando Pessoa. O heterônimo em questão
é:
(A)
Alberto Caeiro
(B)
Álvaro de Campos
(C)
Bernardo Soares
(D)
Mário de Sá Carneiro
(E)
Ricardo Reis
3.(L.P. Truques e Táticas) Leia a primeira estrofe do
poema Isto de Fernando Pessoa.
Isto
Dizem que
finjo ou minto
Tudo que escrevo. Não.
Eu simplesmente sinto
Com a imaginação.
Não uso o coração.
Tudo que escrevo. Não.
Eu simplesmente sinto
Com a imaginação.
Não uso o coração.
[...]
Fernando Pessoa
Na estrofe acima, percebe-se o uso de umas das tendências
usadas na lírica de Fernando Pessoa conhecida como:
(A)
Emocionalismo
(B)
Interseccionismo
(C)
Orfismo
(D) Sensacionismo
(E)
Saudosismo
4.(L.P. Truques e Táticas). Os versos a seguir foram
escritos pelo poeta latino Horácio
Não indagues, Leucónoe, ímpio é saber,
a duração da vida
que os deuses decidiram
conceder-nos,
[...]
Enquanto conversamos,
foge o tempo invejoso.
Desfruta o dia de hoje, acreditando
o mínimo possível no
amanhã.
HORÁCIO. Poesia grega e Latina
Os versos acima apresentam uma temática que também é
valorizada por um dos heterônimos de Fernando Pessoa. Trata-se:
(A)
Da brevidade da vida abordada por Alberto
Caeiro.
(B)
Do Carpe Diem na poética de Ricardo Reis.
(C)
Do bucolismo em Ricardo Reis
(D)
Do Sensacionismo valorizado por Álvaro de
Campos
(E)
Do pessimismo em Álvaro de Campos
5.
Leia um trecho de Tabacaria de Álvaro de Campos, heterônimo de Fernando Pessoa.
Come chocolates,
pequena;
Come chocolates!
[...]
Pudesse
eu comer chocolates com a mesma verdade com que comes!
Mas
eu penso e, ao tirar o papel de prata que é de folha de estanho,
Deito
tudo para o chão, como tenho deitado a vida.
[...]
No trecho de Tabacaria, o eu lírico se depara
com uma criança e se dirige a ela com modo exclamativo: come chocolates
pequena/ come chocolates! Com essa frase o eu lírico incentiva a criança a:
(A)
Comer chocolates como ele, o sujeito
lírico come.
(B)
Desfrutar prazeres de maneira
espontânea, sem preocupações.
(C)
Desprezar as pessoas que sofrem com
desilusões da existência.
(D)
Desfrutar o momento com
responsabilidade
(E)
Encarar a vida de maneira
irresponsável.
6. (L.P.Truques e Táticas) O texto a seguir pertence a um dos heterônimos de
Fernando Pessoa:
LISBON
REVISITED
Não: não quero nada.
Já disse que não quero nada.
Já disse que não quero nada.
Não me venham com
conclusões!
A única conclusão é morrer.
A única conclusão é morrer.
[...]
Levando em consideração que
cada heterônimo se destaca com uma temática diferente, é correto afirmar que:
(A) A estrofe mostra o pessimismo de Álvaro de Campos
presente em sua terceira fase.
(B) A preocupação existencial presente em Alberto Cairo
está presente nesses versos.
(C) A negação da vida presente em todas as fases de
Álvaro de Campos está bem acentuada nos versos
(D) O niilismo utilizado por Ricardo Ries está
claramente expresso na estrofe
(E) A rebeldia de Ricardo Reis presente em grande
partes dos seus poemas também se destaca nos versos.
7.(L.P.Truques
e Táticas)A estrofe a seguir pertence a obra O guardador de Rebanhos de Alberto
Caeiro, heterônimo de Fernando Pessoa
Sou um guardador de rebanhos.
O rebanho é os meus pensamentos
E os meus pensamentos são todos sensações.
Penso com os olhos e com os ouvidos
E com as mãos e os pés
E com o nariz e a boca.
Pensar uma flor é vê-la e cheirá-la
E comer um fruto é saber-lhe o sentido
Esses
versos encaminham o leitor para a principal característica temática abordada na
poesia de Alberto Caeiro. Trata-se:
(A)
A exaltação da natureza
(B)
A preocupação com a vida campestre
(C)
A reflexão sobre os elementos da natureza
(D)
A valorização do pensamento filosófico.
(E)
A valorização dos sentidos
8. Vem sentar-te comigo, Lídia, á beira do rio.
Sossegadamente fitemos o seu curso e aprendamos
Que a vida passa e não estamos de mãos enlaçadas.
(Enlacemos a mão)
Sossegadamente fitemos o seu curso e aprendamos
Que a vida passa e não estamos de mãos enlaçadas.
(Enlacemos a mão)
Depois
pensemos, crianças adultas, que a vida
Passa e não fica não deixa e nunca regressa.
Vai para um mar muito longe, para ao pé do fado
Mais longe que os deuses
Passa e não fica não deixa e nunca regressa.
Vai para um mar muito longe, para ao pé do fado
Mais longe que os deuses
A leitura do
texto acima apresenta características que permitem sua correta identificação
com a obra de:
a. Álvaro de Campos
b. Ricardo Reis
c. Fernando Pessoa, ele - mesmo.
d. Mário de Sá- Carneiro
e. Alberto Caeiro
a. Álvaro de Campos
b. Ricardo Reis
c. Fernando Pessoa, ele - mesmo.
d. Mário de Sá- Carneiro
e. Alberto Caeiro
9 ( L.P.Truques e Táticas) O poema abaixo
mostra características temáticas de um dos heterônimos de Fernando Pessoa
À dolorosa luz das grandes
lâmpadas eléctricas da fábrica
Tenho febre e escrevo.
Escrevo rangendo os dentes, fera para a beleza disto,
Para a beleza disto totalmente desconhecida dos antigos.
Tenho febre e escrevo.
Escrevo rangendo os dentes, fera para a beleza disto,
Para a beleza disto totalmente desconhecida dos antigos.
[...]
É possível identificar nos
versos acima:
(A)
A desilusão de Álvaro de Campos com a modernidade
(B)
A euforia de Alberto Caeiro
(C)
O decadentismo de Ricardo Reis
(D)
O futurismo de Álvaro de campos
(E)
O saudosismo Ricardo Reis
10(L.P.Truques e Táticas) Sobre
a obra Mensagem de Fernando Pessoa, todas estão corretas, exceto:
(A)
A obra mostra a ligação entre os portugueses e o mar e o mito do
encoberto associado ao Sebastianismo.
(B)
O poeta lamenta a impossibilidade de Portugal voltar a ser uma
grande nação, fechando o livro em um pessimismo exagerado.
(C)
O poeta promove uma releitura de Portugal, tendo como base o
fenômeno das navegações.
(D)
Mensagem revela a crença
em um futuro no qual Portugal voltará a ocupar uma posição de destaque entre as
nações.
(E)
Nas três partes em que organizou os poemas, o autor reinterpreta
os principais símbolos históricos e místicos da cultura portuguesa.
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