CENTRO DE ENSINO AMADO JOAQUIM – CEAJ
PROFESSORA: RONY FAIETH F. PASSINHO
1º PERÍODO
ALUNOS:
_________________________________
__________________________________
TESTE DE LITERATURA
1.Todos os enunciados abaixo marcam o contexto histórico
do Romantismo em Portugal, exceto:
a. A burguesia defendia o direito de liberdade e
igualdade de todos perante a lei;
b.
A Revolução Francesa se tornou o marco histórico da luta contra o regime
absolutista;
c.
A sociedade do século XIX passou a ter um perfil industrial
d.
Nesse período houve o crescimento do trabalho no campo
2.
São características do romantismo, exceto
A.
Expressão
da individualidade
B.
Valorização
da emoção
C.
Objetividade
D.
Confessionalismo
3. Não faz parte do sistema literário do Romantismo
A.
Profissionalização
do artista
B.
Fuga
da realidade
C.
Arte
voltada para as classes dominantes
D.
Mal
do século
4. O autor Camilo Castelo Branco destacou-se no
Romantismo em Portugal com o gênero:
a. crônicas –
retratava os costumes da sociedade portuguesa
b. novelas passionais
- reflete a impossibilidade de um final
feliz
c. contos – enredos
nos quais os personagens venciam todos os obstáculos alcançando o final feliz
d. Romances
históricos – tratava-se da formação de Portugal, momentos de glória e decadência
5. Observe os
enunciados a seguir a respeito do enredo da obra Amor de Perdição de Camilo
Castelo Branco
I. Movidos por rixas,
os familiares de Simão e Teresa conseguem impedir a união dos jovens;
II. Por ordem do pai,
Teresa fica enclausurada num convento
III. Simão e Tereza
comunicam-se apenas por carta durante o período em que ela estava no convento;
IV. O desfecho da
obra mostra o reencontro de Simão e Tereza
e a realização
amorosa do casal.
Está correto o que se
afirma em:
a.
I
e II apenas
b.
I,
II e III
c.
II,
III e IV
d.
I,
II, II e IV
6. José de Alencar: Construiu uma obra de
inspiração nacionalista, traçando um variado painel da nossa realidade. Na produção desse autor destaca-se quatro
tipos de romances. Comente sobre essa divisão citando as principais
características de cada tipo
7.
Os romances que compõem a trilogia indianista de José de Alencar são:
a.
O Gaúcho, Ubirajara e Iracema
b. O Guarani, Ubirajara e Iracema
C.
O Sertanejo, Ubirajara e Iracema
d.
A moreninha, O Gaúcho e O Guarani
8. No romance O Guarani, Ceci decide permanecer na selva com Peri. A decisão de Ceci traduz:
a. A capacidade de renúncia da mulher que, por
amor, submete-se a intensos sacrifícios.
b.
A impossibilidade de Peri habitar a cidade, entre os civilizados.
c. o entrelaçamento da civilização branca e da cultura natural indígena.
d. o reconhecimento de que o ambiente natural é o espaço perfeito para a realização amorosa
c. o entrelaçamento da civilização branca e da cultura natural indígena.
d. o reconhecimento de que o ambiente natural é o espaço perfeito para a realização amorosa
9. O fato que dá início
ao ENREDO da obra O Guarani é:
A) Três homens, Peri,
Álvaro e Loredano, desejarem a mesma mulher.
B) O ódio que Dona Lauriana.nutria por Peri e por Isabel.
C) A morte acidental de uma índia aimoré
causada pelo filho de Dom Antônio.
D) Loredano e seus capangas terem traído a confiança
de Dom Antônio.
10. Em uma de suas obras mais importantes, José de Alencar apresenta através do nascimento de uma criança, uma
visão lírica da miscigenação no Brasil. Trata-se do romance:
a.
Ubirajara
b. Iracema
c. O Sertanejo
d. Senhora
11. Sobre o romance Senhora de José
de Alencar está incorreta a
alternativa
a.
O
conflito amoroso entre os protagonistas nasce do choque entre os sentimentos e
o interesse econômico.
b. O
conflito entre os protagonistas gera momentos de grande emoção e sofrimento. É
desse embate entre o desejo de vingança e o desejo de amar em plenitude que
nasce o enredo
c. A idealização das personagens reflete o
universo romântico presente na obra. O desenlace configura, por si só, a
vitória do Romantismo em Alencar sobre a possibilidade realista.
d. Aurélia Camargo é uma mulher de
personalidade forte, carregada de sentimentalismo romântico. Porém a incapacidade
de perdoar dá a essa obra características realistas
12. (UFSM-RS) No romance Lucíola, de José de
Alencar, Lúcia é seduzida ainda mocinha por um homem devasso, num momento em
que precisava de dinheiro para salvar familiares doentes. Expulsa do convívio
familiar, começa a viver como uma cortesã caprichosa. Sua regeneração moral
começa quando se apaixona por Paulo, mas logo é vitimada por uma doença fatal e
morre.
Entre as heroínas do Romantismo, não é apenas
Lúcia que tem como destino a morte. Pode(m)-se citar também:
I.
Inocência, do romance Inocência de Taunay.
II.
Iracema, do romance Iracema de José de Alencar.
III.Carolina, do romance A moreninha de
Joaquim Manuel de Macedo
Está(ão) correta(s)
a) apenas I e II.
b) apenas II.
c) apenas I e III.
d)
apenas III.
Nunca lhe sucedeu, passeando em nossos campos, admirar algumas das
brilhantes parasitas que pendem dos ramos das
árvores, abrindo ao sol a rubra corola?
(Lucíola, p. 250)
árvores, abrindo ao sol a rubra corola?
(Lucíola, p. 250)
13. Explique a metáfora brilhantes parasitas, considerando a visão do narrador-personagem
sobre a
protagonista.
14. Observe os
enunciados a respeito da obra Inocência de Taunay
I.
A
descrição objetiva Da paisagem e dos
valores morais da sociedade local coexiste com características do estilo romântico
com o amor impossível entre Inocência e Cirino.
II.
O
romance relata a vida do povo do sertão brasileiro. O autor nos mostra de forma
clara, a simplicidade, o sofrimento e o jeito típico do sertanejo, através de
seus personagens
III.
A
personagem principal tem um perfil idealizado, cabocla sertaneja com
características típicas de heroína romântica
Está correto o que se afirma em:
a. I e II apenas
b. II e III apenas
c. III apenas
d. I, II e III
15. Assinale a única alternativa correta a
respeito do romance “A Moreninha”, de Joaquim Manoel de Macedo:
a. (
) É um relato da vida nas repúblicas estudantis do tempo do Império.
b. (
) É uma história de fidelidade ao amor de infância
c. (
) É uma crônica de uma caso de mistério, na sociedade carioca no fim do
século XX.
d. (
) É uma narrativa sobre os problemas da escravidão na sociedade
brasileira.
GABARITO
1-D
2-C
3-C
4-B
5-B
6_____
7-B
8-C
9-C
10-B
11-D
12-A
13
14-D
15-B
Nenhum comentário:
Postar um comentário