BEM-VINDOS AO BLOG DA PROFESSORA RONY FAIETH.


Caso seja necessário copiar as questões elaboradas pela autora desta página, faça de forma que não haja exclusão do nome do blogger.
Agradeço a compreensão.



Qualquer dúvida relacionada aos conteúdos deste blogger entre em contato pelo endereço
ronyfaieth@hotmail.com.
















segunda-feira, 28 de dezembro de 2015


CENTRO DE ENSINO AMADO JOAQUIM

PROFESSORA: RONY FAIETH F. PASSINHO

ALUNOS: ________________________________   ____________________________________

 

TESTE DE LITERATURA

Tua cabeça é uma dália gigante que se desfolha nos meus braços.

  Nas tuas unhas se escondem algas vermelhas,

  E da árvore de tuas pestanas

  Nascem luzes atraídas pelas abelhas.

  Caminharei esta manhã para teus seios:

  Virei ciumento do orvalho da madrugada,

  Do tecelão que tece o fio para teu vestido.

  Virei, tendo aplacado uma a uma as estrelas,

  E, depois de rolarmos pela escadaria de tapetes submarinos,

  Voltaremos, deixando madréporas e conchas,

  Obedecendo aos sinais precursores da morte,

  Para a grande pedra que as idades balançam à beira-nuvem."

Murilo Mendes

 

1.Neste poema, a combinação de imagens insólitas torna a linguagem altamente simbólica, deixando clara a adesão de Murilo Mendes ao:

a.       Espiritualismo    b.Surrealismo   c. Socialismo   d.Concretismo

Texto para a questão número 02 

    Canção 

 Quero um dia para chorar.

 Mas a vida vai tão depressa!                                                                  

 e é preciso deixar contida

 a tristeza, para que a vida,

 que acaba quando mal começa,

 tenha tempo de se acabar. (Ceclia Meireles)

 

 Da leitura do poema Canção, de Cecilia Meireles, depreende-se

(A) ânsia de não se expor publicamente.

(B) a constatação  da brevidade da vida.

(C) uma crítica ao sentimentalismo exacerbado.

(D) uma atitude de revolta diante da ideia de morte.

(E) a busca de individualidade inerente ao homem.

03. Considere os enunciados sobre os poetas da geração de 30

I.                    A primeira fase de Vinícius de Moraes a poesia tem afinidade com o grupo de poetas católicos brasileiros surgidos no ano de 1930.

II.                 Fazem parte da linha espiritualista da segunda fase do Modernismo, Cecília Meireles, Jorge de Lima, Murilo Mendes e Vinícius de Moraes

III.               Há uma clara adesão de Jorge de Lima e Murilo Mendes ao Surrealismo

IV.               Destaca-se uma forte preocupação social em toda a produção literária de Cecíia Meireles

Estão corretas somente:

a.       I e II      b. I, II  e IV    c. I, II e III   d. II, III e IV

 

Mãos dadas (Poema da obra Sentimento do mundo), de Carlos Drummond de Andrade

 

Não serei o poeta de um mundo caduco.

 Também não cantarei o mundo futuro.

 Estou preso à vida e olho meus companheiros.

 Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças.

 Entre eles, considero a enorme realidade.

 O presente é tão grande, não nos afastemos.

 Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.

[...]

4.Nesse poema o autor:

a.        Reafirma o individualismo presente na primeira fase

b.       Enfatiza com o uso do adverbio”não”,a negatividade que marca uma de suas fases

c.       Deixa clara a sua temática de preocupação social

d.       Mostra o gauchismo presente em uma de suas fases

5. Sobre Jorge de Lima, é correto afirmar:

a) A terceira fase é marcada pelas características do Parnasianismo

b) Sua obra está inserida na segunda geração modernista e sua principal característica é a poesia surrealista inspirada no cristianismo e no experimentalismo linguístico.

c) Sua poesia denuncia a condição de exploração e marginalização dos negros em nosso país e também apresenta grande enfoque nos temas religiosos.

d) Um dos grandes nomes da poesia da segunda geração modernista, sua obra é marcada pela preocupação religiosa e pela angústia existencial diante da condição humana.

6.Estão, entre as principais características da linguagem poética de Cecília Meireles:

a) Sua linguagem é marcada pelo experimentalismo e bastante influenciada pela linguagem popular. Buscou a recriação da linguagem a partir do contato com os falares regionais, defendendo os “erros” gramaticais como expressão maior de nossa brasilidade.

b) Sua escrita é direta e simples, quase prosaica, muito embora tenha tido grande conhecimento das formas clássicas de estruturação de poemas, elementos que também podem ser encontrados em sua obra.

c) O cuidado com a seleção vocabular e a inclinação para a musicalidade, para o verso curto e para os paralelismos estão entre as principais características da poesia de Cecília Meireles.

d) Por meio de uma linguagem debochada, irônica e crítica, Cecília Meireles satirizava os meios acadêmicos e também a burguesia, estabelecendo uma profunda ruptura em relação à cultura do passado.

A questão discursiva será avaliada quanto à capacidade de expressar-se com clareza, organizar as ideias, além de mostrar domínio de conteúdo. (5 pontos)

7. Sobre a segunda fase do Modernismo na poesia, conhecida como geração de trinta, afirma-se que no plano temático, a abordagem do cotidiano continuou sendo explorada, mas os poetas voltaram-se também para problemas sociais e históricos, além de manifestarem inquietações existenciais e religiosas que ampliaram as proposições da fase anterior. Levando em consideração essa afirmação discorra sobre a produção literária dos principais autores desse período (Carlos Drummond de Andrade, Murilo Mendes, Jorge de Lima, Cecilia Meireles e Vinícius de Moraes).

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger