CENTRO
DE ENSINO AMADO JOAQUIM
PROFESSORA:
RONY FAIETH F. PASSINHO
ALUNOS:
________________________________
____________________________________
TESTE DE
LITERATURA
Tua
cabeça é uma dália gigante que se desfolha nos meus braços.
Nas tuas unhas se escondem algas vermelhas,
E da árvore de tuas pestanas
Nascem luzes atraídas pelas abelhas.
Caminharei esta manhã para teus seios:
Virei ciumento do orvalho da madrugada,
Do tecelão que tece o fio para teu vestido.
Virei, tendo aplacado uma a uma as estrelas,
E, depois de rolarmos pela escadaria de
tapetes submarinos,
Voltaremos, deixando madréporas e conchas,
Obedecendo aos sinais precursores da morte,
Para a grande pedra que as idades balançam à
beira-nuvem."
Murilo Mendes
1.Neste poema, a combinação de imagens insólitas
torna a linguagem altamente simbólica, deixando clara a adesão de Murilo Mendes
ao:
a. Espiritualismo b.Surrealismo c. Socialismo d.Concretismo
Texto para a questão número 02
Canção
Quero um dia para chorar.
Mas a vida vai tão depressa!
e é preciso deixar contida
a tristeza, para que a vida,
que acaba quando mal começa,
tenha tempo de se acabar. (Ceclia Meireles)
Da leitura do poema Canção, de Cecilia
Meireles, depreende-se
(A)
ânsia de não se expor publicamente.
(B)
a constatação da brevidade da vida.
(C)
uma crítica ao sentimentalismo exacerbado.
(D)
uma atitude de revolta diante da ideia de morte.
(E)
a busca de individualidade inerente ao homem.
03. Considere os enunciados sobre os poetas da
geração de 30
I.
A primeira fase de Vinícius de Moraes a poesia
tem afinidade com o grupo de poetas católicos brasileiros surgidos no ano de
1930.
II.
Fazem parte da linha espiritualista da
segunda fase do Modernismo, Cecília Meireles, Jorge de Lima, Murilo Mendes e
Vinícius de Moraes
III.
Há uma clara adesão de Jorge de Lima e
Murilo Mendes ao Surrealismo
IV.
Destaca-se uma forte preocupação social
em toda a produção literária de Cecíia Meireles
Estão
corretas somente:
a. I
e II b. I, II e IV
c. I, II e III d. II, III e IV
Mãos dadas (Poema da obra Sentimento do
mundo), de Carlos Drummond de Andrade
Não serei o poeta de um mundo caduco.
Também não cantarei o mundo futuro.
Estou preso à vida e olho meus companheiros.
Estão taciturnos mas nutrem grandes
esperanças.
Entre eles, considero a enorme realidade.
O
presente é tão grande, não nos afastemos.
Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.
[...]
4.Nesse poema o autor:
a. Reafirma o individualismo presente na primeira
fase
b. Enfatiza
com o uso do adverbio”não”,a negatividade que marca uma de suas fases
c. Deixa
clara a sua temática de preocupação social
d. Mostra
o gauchismo presente em uma de suas fases
5. Sobre Jorge de Lima, é correto afirmar:
a)
A terceira fase é marcada pelas características do Parnasianismo
b)
Sua obra está inserida na segunda geração modernista e sua principal
característica é a poesia surrealista inspirada no cristianismo e no
experimentalismo linguístico.
c)
Sua poesia denuncia a condição de exploração e marginalização dos negros em
nosso país e também apresenta grande enfoque nos temas religiosos.
d)
Um dos grandes nomes da poesia da segunda geração modernista, sua obra é
marcada pela preocupação religiosa e pela angústia existencial diante da
condição humana.
6.Estão, entre as principais características da
linguagem poética de Cecília Meireles:
a)
Sua linguagem é marcada pelo experimentalismo e bastante influenciada pela
linguagem popular. Buscou a recriação da linguagem a partir do contato com os
falares regionais, defendendo os “erros” gramaticais como expressão maior de
nossa brasilidade.
b)
Sua escrita é direta e simples, quase prosaica, muito embora tenha tido grande
conhecimento das formas clássicas de estruturação de poemas, elementos que
também podem ser encontrados em sua obra.
c)
O cuidado com a seleção vocabular e a inclinação para a musicalidade, para o
verso curto e para os paralelismos estão entre as principais características da
poesia de Cecília Meireles.
d)
Por meio de uma linguagem debochada, irônica e crítica, Cecília Meireles
satirizava os meios acadêmicos e também a burguesia, estabelecendo uma profunda
ruptura em relação à cultura do passado.
A questão
discursiva será avaliada quanto à capacidade de expressar-se com clareza,
organizar as ideias, além de mostrar domínio de conteúdo. (5 pontos)
7. Sobre a segunda fase
do Modernismo na poesia, conhecida como geração de trinta, afirma-se que no
plano temático, a abordagem do cotidiano continuou sendo explorada, mas os
poetas voltaram-se também para problemas sociais e históricos, além de
manifestarem inquietações existenciais e religiosas que ampliaram as
proposições da fase anterior. Levando em consideração essa afirmação discorra
sobre a produção literária dos principais autores desse período (Carlos
Drummond de Andrade, Murilo Mendes, Jorge de Lima, Cecilia Meireles e Vinícius
de Moraes).
Nenhum comentário:
Postar um comentário