CENTRO DE ENSINO AMADO
JOAQUIM-CEAJ
PROFESWSORA: RONY FAIETH F.
PASSINHO
ALUNO:
_________________________________________
TSTE DE
LITERATURA
1.
Com referência ao Barroco, todas as alternativas são corretas, exceto:
a) O Barroco estabelece
contradições entre espírito e carne, alma e corpo, morte e vida. O que o
caracteriza como o estilo literário da contradição
b) O homem centra suas
preocupações em seu próprio ser, tendo em mira seu aprimoramento, com base na
cultura greco-latina.
c) O Barroco apresenta, como
característica marcante, o espírito de tensão, conflito entre tendências
opostas: de um lado, o teocentrismo medieval e, de outro, o antropocentrismo
renascentista.
d) A arte barroca é vinculada à
Contrarreforma.
2.(UFRN)
a obra de Gregório de Matos — autor que se destaca na literatura barroca
brasileira — compreende:
a) Poesia épico-amorosa e obras dramáticas. b) Poesia satírica e contos burlescos.
c) Poesia lírica, de caráter religioso e
amoroso, e poesia satírica. d) Poesia confessional e autos religiosos.
e) Poesia lírica e teatro de costumes.
3.
(PUCC – SP)
“Que falta nesta cidade? Verdade.
Que mais por sua desonra? Honra.
Falta mais que se lhe ponha?
Vergonha.
O demo a viver se exponha,
Por mais que a fama a exalta ,
Numa cidade onde falta
Verdade, honra, vergonha.”
Pode-se reconhecer nos versos
acima, de Gregório de Matos,
a) O caráter de jogo verbal próprio do
estilo barroco, a serviço de uma crítica, em tom de sátira, do perfil moral da
cidade da Bahia.
b) O caráter de jogo verbal próprio da
poesia religiosa do século XVI, sustentando piedosa lamentação pela falta de fé
do gentio.
c) O estilo pedagógico da poesia
neoclássica, por meio da qual o poeta se investe das funções de um autêntico
moralizador.
d) O caráter de jogo verbal próprio do
estilo barroco, a serviço da expressão lírica do arrependimento do poeta
pecador.
4. (UFPI-PI) A partir de duas figuras
proeminentes do Barroco brasileiro, identifique a que autor se refere cada uma
das afirmações a seguir:
1- Gregório de Matos 2-
Pe. Antônio Vieira
( ) Satirizando a sociedade da época, este
advogado/poeta baiano do século XVII abordou também em sua poesia temas sacros
e líricos.
( ) Orador sacro famoso na Bahia do século
XVII, foi também conselheiro do rei de Portugal. Em seus sermões, defendeu os
índios e criticou os costumes dos colonos.
( ) Com retórica bem trabalhada, usava uma
linguagem rebuscada, com silogismos e figuras de linguagem, tendo sido
predominantemente conceptista, abordando questões morais e políticas.
( ) foi denominado Boca do Inferno devido
a seu humor cáustico e contundente, expresso nos poemas satíricos.
A sequência correta é:
a) 1,2,2,1 b) 2,2,1,1 c) 1,1,2,2 d) 2,1,1,2 e) 1,2,1,1
5.
(FUVEST-SP)
"Nasce o Sol, e não dura
mais que um dia.
Depois da luz, se segue a noite
escura,
Em tristes sombras morre a
formosura,
Em contínuas tristezas a alegria."
Na estrofe acima, de um soneto de
Gregório de Matos Guerra, a principal característica do Barroco é:
a. culto da Natureza b. A utilização de rimas alternadas c. A forte presença de antíteses
d. culto do amor cortês
6.
(UFRS) Com relação ao Barroco brasileiro, assinale a alternativa incorreta.
a. Os Sermões, do Padre Antônio Vieira, elaborados numa
linguagem conceptista, refletiram as preocupações do autor com problemas
brasileiros da época, por exemplo, a escravidão.
b. Os conflitos éticos vividos pelo homem do Barroco
corresponderam, na forma literária, ao uso exagerado de paradoxos e inversões
sintáticas.
c. A poesia barroca foi a confirmação, no plano estético, dos
preceitos renascentistas de harmonia e equilíbrio, vigentes na Europa no século
XVI, que chegaram ao Brasil no século XVII, adaptados, então, à realidade
nacional.
d. Um dos temas principais do Barroco é a efemeridade da vida,
questão que foi tratada no dilema de viver o momento presente e, ao mesmo
tempo, preocupar-se com a vida eterna.
e. A escultura barroca teve no Brasil o nome de Antônio
Francisco Lisboa, o Aleijadinho, que, no século XVII, elaborou uma arte de tema
religioso com traços nacionais e populares, numa mescla representativa do
Barroco.
e) tratam, por vezes, de temáticas como o “carpe
diem”, que significa “colha (aproveite) o dia”.
7.
escultor a que o texto se refere é:
a)
Manuel da Costa Ataíde b) Antônio Francisco Lisboa
c) Bento
Teixeira d) Gregório de Matos Guerra
Leia o poema A Jesus Cristo Nosso
Senhor, para responder as questões 8 e 9
A
Jesus Cristo Nosso Senhor
Gregório de Matos Guerra
Pequei, Senhor; mas não porque hei pecado,
Da vossa alta clemência me despido;
Antes, quanto mais tenho delinquido,
Vos tenho a perdoar mais empenhado.
Se basta a vos irar tanto pecado,
A abrandar-vos sobeja um só gemido:
Que a mesma culpa, que vos há ofendido,
Vos tem para o perdão lisonjeado.
Se uma ovelha perdida já cobrada,
Glória tal e prazer tão repentino
Vos deu, como afirmais na Sacra História:
Eu sou, Senhor, a ovelha
desgarrada,
Cobrai-a; e não queirais, Pastor Divino,
Perder na vossa ovelha a vossa glória.
8. As antíteses presentes no poema:
a. Delinquido e perdoar, irar e
abrandar, ofendido e lisonjeado, cobrar (no sentido de recobrar) e perder
b. Pequei, Senhor; mas não porque
hei pecado,/ Da vossa alta clemência me despido
c. Eu sou, Senhor, a ovelha
desgarrada
d. Glória tal e prazer tão
repentino
9.
Há presença de metáfora no seguinte
verso:
a. Eu sou, Senhor, a ovelha
desgarrada b. Se basta a vos irar tanto
pecado
c. Vos tem para o perdão
lisonjeado. d. Glória tal e prazer
tão repentino
10.Leia
o texto para responder à questão, assinalando a única alternativa correta.
Vós, diz Cristo Senhor nosso, (…)
sois o sal da terra: e chama-lhes sal da terra, porque quer que façam, na
terra, o que faz o sal. O efeito do sal é impedir a corrupção, mas quando a
terra se vê tão corrupta como está a nossa, havendo tantos nela, que têm ofício
de sal, qual será, ou qual pode ser a causa desta corrupção? Ou é porque o sal
não salga, ou porque a terra se não deixa salgar.”
No trecho, a argumentação é
exemplo:
A. ( )
do conceptismo barroco do Padre Antonio Vieira
B. ( )
da crítica social de Gregório de Barros
C. ( )
da sátira política de Tomás Antonio Gonzaga
D. ( )
da poesia épica do árcade Basílio da Gama
11.
Sobre o Barroco todas os enunciados estão corretos, exceto:
a. Na estética barroca, observam-se duas
tendências: o cultismo e o conceptismo.
b. O cultismo se refere à exploração de elementos sensoriais, baseadas em figuras de linguagem.
c. O conceptismo se caracteriza pelo uso de conceitos, linguagem marcada pelo jogo de ideias e pelo raciocínio lógico.
d. O cultismo predomina na prosa e o conceptismo na poesia
b. O cultismo se refere à exploração de elementos sensoriais, baseadas em figuras de linguagem.
c. O conceptismo se caracteriza pelo uso de conceitos, linguagem marcada pelo jogo de ideias e pelo raciocínio lógico.
d. O cultismo predomina na prosa e o conceptismo na poesia
12. Sobre o Contexto histórico do Barroco está incorreta
a opção:
a. O desaparecimento do rei D .Sebastião, na
África, torna-se herdeiro do trono Felipe II da Espanha, que anexa o reino
português a seus domínios.
b. Com a unificação ibérica, Portugal passa ao domínio espanhol, iniciando
um período de estabilidade política e econômica
c. O desaparecimento do rei D. Sebastião deu
origem ao mito do Sebastianismo
d. O Sebastianismo foi um mito de longa duração
e não se restringiu apenas a Portugal. No século XI, ainda existiam devotos de
D. Sebastião no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário