1.Analise
as orações subsequentes e, se necessário for, faça as alterações convenientes:
a)
A menina pegou o ônibus correndo.
b)
Visitamos o centro folclórico e o teatro cuja qualidade artística é tamanha.
c)
A mãe viu o filho chegando em casa bem tarde.
d)
A candidata deixou a plateia emocionada.
e)
O psicólogo examinou o paciente preocupado.
2.A frase que tem
sentido duplo é:
a) o guarda ouviu o
barulho da janela;
b) o guarda ouviu o
barulho que era da janela;
c) foi o barulho da
janela que o guarda ouviu;
d) o barulho da
janela foi ouvido pelo guarda.
Leia o
texto a seguir para responder à próxima questão.
3)
Reescreva as frases, eliminando as ambiguidades.
a) A empregada lavou as roupas que encontrou no tanque.
b) A professora deixou a turma entusiasmada.
c) O cão enterrou os ossos que encontrou no jardim.
d) Carla saiu com Rafael e encontraram-se com sua amiga.
a) A empregada lavou as roupas que encontrou no tanque.
b) A professora deixou a turma entusiasmada.
c) O cão enterrou os ossos que encontrou no jardim.
d) Carla saiu com Rafael e encontraram-se com sua amiga.
4.Compare a fala destas duas pessoas.
- Eu não tenho um carro.
- Eu ainda não tenho um carro.
a) Qual dos dois falantes deixa subentendida
a intenção de, no futuro, vir a ter um carro?
b) Qual é a palavra responsável pela
diferença de sentido entre as duas frases?
Questão 05
I.
O técnico deslocou o jogador na linha para a defesa.
II. A costureira, de tão idosa, não conseguia mais enfiar a linha na agulha.
III. O conferencista, apesar da agressividade, não perdeu a linha.
II. A costureira, de tão idosa, não conseguia mais enfiar a linha na agulha.
III. O conferencista, apesar da agressividade, não perdeu a linha.
O fenômeno linguístico que ocorre com o
vocábulo linha é:
a)Hiponímia
a)Hiponímia
b)Sinonímia c)
Ambiguidade d) Polissemia
6. Na tira observa-se um exemplo
de:
a. Polissemia
b. Antonímia
c.
Sinonímia
d. Hiperonímia
8.
Explique o humor da tira
Os
vocábulos destacados em “Na banca da feira da vinte e cinco, havia cupuaçu,
bacuri, taperebá e outras frutas regionais.”, têm relação entre si por
possuírem o mesmo campo semântico, isto é, todos são frutas inclusive típicas
da Amazônia.
9. Tais termos grifados, em relação
à palavra “fruta”, são designados como:
(A)
hiperônimos.
(B) hipônimos.
(C) sinônimos
(D)
polissêmicos.
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