PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir
da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos
construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo
em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema VIOLÊNCIA NO ESPAÇO ESCOLAR,
apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos.
Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de
seu ponto de vista.
TEXTO I
TEXTO II
O fenômeno da violência no cenário escolar é
mais antigo do que se pensa. Prova disso é o fato de ele ser tema de estudo nos
Estados Unidos desde a década de 1950. Porém, com o passar do tempo, ele foi
ganhando traços mais graves e transformando-se em um problema social realmente
preocupante. Hoje, relaciona-se com a disseminação do uso de drogas, o
movimento de for mação de gangues – eventualmente ligadas ao narcotráfico – e
com a facilidade de portar armas, inclusive as de fogo. Tudo isso tendo como
pano de fundo o fato de que as escolas perderam o vínculo com a comunidade e
acabaram incorporadas à violência cotidiana do espaço urbano. Enfim, deixaram
de ser o porto seguro para os jovens estudantes
Miriam Abramovay, professora da Universidade Católica de Brasília e
coordenadora do Observatório de Violências nas Escolas Brasil.
SERÃO
AVALIADAS AS SEGUINTES COMPETÊNCIAS:
1.
|
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.
|
2,0
|
2.
|
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das
várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites
estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
|
2,0
|
3.
|
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar
informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
|
2, 0
|
4.
|
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos
necessários para a construção da argumentação.
|
2,0
|
5.
|
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado,
mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade
sociocultural.
|
2,0
|
FOLHA DE REDAÇÃO
1
|
|
2
|
|
3
|
|
4
|
|
5
|
|
6
|
|
7
|
|
8
|
|
9
|
|
10
|
|
11
|
|
12
|
|
13
|
|
14
|
|
15
|
|
16
|
|
17
|
|
18
|
|
19
|
|
20
|
|
21
|
|
22
|
|
23
|
|
24
|
|
25
|
|
26
|
|
27
|
|
28
|
|
29
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário