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AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA
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a) indianismo — Álvares de Azevedo
b) nacionalismo — Tomás Antônio Gonzaga
c) expressão
do mal-do-século — Gonçalves Dias
d) denúncia
da realidade sociopolítica — Castro Alves
02. Analise as seguintes
afirmações sobre as três gerações românticas da literatura brasileira e
assinale a resposta correta.
I. A primeira geração, também conhecida
como nacionalista, tem caráter social, pois os poemas mostravam a necessidade
de se libertar os índios escravizados.
II. A segunda geração é conhecida como
byroniana mal do século, de extremo idealismo, subjetividade, negativismo
III. A terceira geração, chamada de
condoreira, tem em Castro Alves seu principal representante. Sua poesia social
tem teor libertário.
IV. A primeira geração traz como
características predominantes o sofrimento amoroso, a fuga da realidade e o
desencanto pela vida
V. A segunda geração é também chamada de
ultra-romântica, pois apresentava extremo pessimismo, egocentrismo, exaltação
da morte, supremo desencanto e desilusão.
Estão
corretas somente as afirmativas:
a.
I, II, III
b.
I, III, V
c.
II, III, V
d.
II, III, IV
03. Analise
o trecho do poema de Gonçalves Dias
Amor é
vida; é ter constantemente
Alma, sentidos, coração – abertos
Ao grande, ao belo, é ser capaz d’extremos,
D’altas virtudes, até capaz de crimes!
Sentir, sem que se veja, a quem se adora,
Compreender, sem lhe ouvir, seus pensamentos,
Segui-la, sem poder fitar seus olhos,
Amá-la, sem ousar dizer que amamos,
E, temendo roçar os seus vestidos,
Arder por afogá-la em mil abraços:
Isso é amor, e desse amor se morre!
Alma, sentidos, coração – abertos
Ao grande, ao belo, é ser capaz d’extremos,
D’altas virtudes, até capaz de crimes!
Sentir, sem que se veja, a quem se adora,
Compreender, sem lhe ouvir, seus pensamentos,
Segui-la, sem poder fitar seus olhos,
Amá-la, sem ousar dizer que amamos,
E, temendo roçar os seus vestidos,
Arder por afogá-la em mil abraços:
Isso é amor, e desse amor se morre!
O trecho
caracteriza-se como um poema romântico, pois apresenta:
a. O amor e a razão
b.A desilusão amorosa
c.A
exaltação do amor
d. A
exaltação da beleza feminina
04.(UESPI)
Constitui aspecto fundamental do Realismo:
a)A fiel precisão da exposição dos caracteres humanos, concomitante à minuciosa descrição de fatos e de situações apresentados.
b)A forma de expressão em que a sensibilidade se sobrepuja à razão, ao apresentar o enredo, que deve ser simples.
c)O uso de um complicado jogo de palavras, mostrando o eterno drama dual entre a vida espiritual e a vida material do ser humano.
d)A arte passa a ser vista como uma simples imitação da natureza, em que a Verdade, o Bom e o Belo estão acima de qualquer coisa. Para isso, através de uma linguagem simples e pura.
a)A fiel precisão da exposição dos caracteres humanos, concomitante à minuciosa descrição de fatos e de situações apresentados.
b)A forma de expressão em que a sensibilidade se sobrepuja à razão, ao apresentar o enredo, que deve ser simples.
c)O uso de um complicado jogo de palavras, mostrando o eterno drama dual entre a vida espiritual e a vida material do ser humano.
d)A arte passa a ser vista como uma simples imitação da natureza, em que a Verdade, o Bom e o Belo estão acima de qualquer coisa. Para isso, através de uma linguagem simples e pura.
05.Com
relação ao realismo, é válido afirmar que:
a) analisa o ser humano do ponto de vista estritamente psicológico, isolando-o do meio social.
b) valoriza e introduz na literatura elementos tipicamente brasileiros
c) apresenta exagerada preocupação formal, que se revela na busca de palavras ricas em sugestões sensoriais
d) procura analisar com objetividade e senso crítico os problemas sociais
a) analisa o ser humano do ponto de vista estritamente psicológico, isolando-o do meio social.
b) valoriza e introduz na literatura elementos tipicamente brasileiros
c) apresenta exagerada preocupação formal, que se revela na busca de palavras ricas em sugestões sensoriais
d) procura analisar com objetividade e senso crítico os problemas sociais
06. No
trecho abaixo, o narrador, ao descrever a personagem, critica sutilmente outro
estilo de época: o Romantismo.
“Naquele tempo contava apenas uns quinze ou dezesseis anos; era talvez a mais atrevida criatura da nossa raça, e, com certeza, a mais voluntariosa. Não digo que já lhe coubesse a primazia da beleza, entre as mocinhas do tempo, porque isto não é romance, em que o autor sobredoura a realidade e fecha os olhos às sardas e espinhas; mas também não digo que lhe maculasse o rosto nenhuma sarda ou espinha, não. Era bonita, fresca, saía das mãos da natureza, cheia daquele feitiço, precário e eterno, que o indivíduo passa a outro indivíduo, para os fins secretos da criação”.
ASSIS, Machado de. Memórias Póstumas de Brás Cubas. Rio de Janeiro: Jackson,1957.
A frase do texto em que se percebe a crítica do narrador ao romantismo está transcrita na alternativa:
a) ... o autor sobredoura a realidade e fecha os olhos às sardas e espinhas ...
b) ... era talvez a mais atrevida criatura da nossa raça ...
c) Era bonita, fresca, saía das mãos da natureza, cheia daquele feitiço, precário e eterno,...
d) Naquele tempo contava apenas uns quinze ou dezesseis anos...
e) ... o indivíduo passa a outro indivíduo, para os fins secretos da criação.
“Naquele tempo contava apenas uns quinze ou dezesseis anos; era talvez a mais atrevida criatura da nossa raça, e, com certeza, a mais voluntariosa. Não digo que já lhe coubesse a primazia da beleza, entre as mocinhas do tempo, porque isto não é romance, em que o autor sobredoura a realidade e fecha os olhos às sardas e espinhas; mas também não digo que lhe maculasse o rosto nenhuma sarda ou espinha, não. Era bonita, fresca, saía das mãos da natureza, cheia daquele feitiço, precário e eterno, que o indivíduo passa a outro indivíduo, para os fins secretos da criação”.
ASSIS, Machado de. Memórias Póstumas de Brás Cubas. Rio de Janeiro: Jackson,1957.
A frase do texto em que se percebe a crítica do narrador ao romantismo está transcrita na alternativa:
a) ... o autor sobredoura a realidade e fecha os olhos às sardas e espinhas ...
b) ... era talvez a mais atrevida criatura da nossa raça ...
c) Era bonita, fresca, saía das mãos da natureza, cheia daquele feitiço, precário e eterno,...
d) Naquele tempo contava apenas uns quinze ou dezesseis anos...
e) ... o indivíduo passa a outro indivíduo, para os fins secretos da criação.
7.
.(UNIBAN) Assinale a alternativa que não indica um tema abordado em O primo
Basílio, de Eça de Queirós:
a) Crítica aos valores fantasiosos divulgados pela literatura romântica.
b) Apresentação da condição das classes pobres submetidas às injustiças sociais.
c) Condenação da hipocrisia, ociosidade e da superficialidade que caracterizam a vida burguesa.
d) Valorização das crenças religiosas, da simplicidade e honestidade, princípios tradicionais que regem a vida dos homens de bem.
a) Crítica aos valores fantasiosos divulgados pela literatura romântica.
b) Apresentação da condição das classes pobres submetidas às injustiças sociais.
c) Condenação da hipocrisia, ociosidade e da superficialidade que caracterizam a vida burguesa.
d) Valorização das crenças religiosas, da simplicidade e honestidade, princípios tradicionais que regem a vida dos homens de bem.
08. Obras
realistas que abordam o mesmo tema, o adultério:
a.Dom
Casmurro e O crime do Padre Amaro
b.
Os Maias e O primo Basílio
c. O
Primo Basílio e Dom Casmurro
D. O
crime do Padre Amaro e o Primo Basílio
Questão 09
Havia
pessoas descontentes na assembléia
Choveu
fininho ontem à noite.
Caíram
ontem uma árvore e um poste.
As orações
acima apresentam respectivamente:
a.
Sujeito
indeterminado, oração sem sujeito e sujeito composto
b.
Sujeito
simples, oração sem sujeito e sujeito composto
c.
Oração
sem sujeito, oração sem sujeito e sujeito composto
d.
Oração
sem sujeito, sujeito simples e sujeito composto
Questão 10
Vendem-se
peças para motos
Precisa-se
de vendedores qualificados
Analisando
as orações acima, conclui-se que:
a. Peças é sujeito da 1ª oração
b. Vendedores qualificados é sujeito da
2ª oração
c. Na 2ª o sujeito é simples
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