GABARITO
PROFESSORA: RONY FAIETHALUNO: ____________________________________ Nº _______AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA1.Considere as assertivas sobre o romance de 30.I. A literatura estava voltada para a realidade brasileira como forma de manifestar as então recentes crises sociais e inquietações da implantação do Estado Novo do governo VargasII. Os romancistas observavam com olhos críticos a realidade brasileira, as relações entre o homem e a sociedade.III. Entre os temas mais abordados se destacam o regionalismo do nordeste, a miséria e a secaIV. O romance de 30, embora trate de problemas sociais, muitas vezes retrata os personagens de forma idealizada, tratando-os como verdadeiros heróis, como se pode observar no personagem Fabiano de Vidas Secas.
Estão corretas:a. I e II apenasb. I, II e IIIc. II, III e IVd. I e IV apenas
2.A principal característica da prosa modernista da geração da década de 1930 foi:
a. o historicismo.b. a pesquisa linguística.c. a temática urbana.d. o regionalismo.3.(UFRS) Assinale a afirmação correta sobre o Romance de 30.a) Predominou, entre os autores, uma preocupação de renovação estética seguindo os padrões da vanguarda literária européia.b) Na obra de José Lins do Rego, predomina a narrativa curta na recriação do modo de vida dos senhores de engenho.c) Os autores, em suas obras, te matizaram os problemas sociais com o intuito de denunciar as agruras das populações menos favorecidas.d) O caráter regionalista dos romances deste período deve-se à reprodução fiel do linguajar típico de cada região.e) A obra de Jorge Amado pode ser considerada uma exceção, no conjunto da época, porque seus romances apresentam uma grande inovação na estrutura narrativa.4. (UNIARAXÁ) Leia o fragmento abaixo transcrito da obra Vidas Secas e responda a questão a seguir.
Vivia longe dos homens, só se dava bem com animais. Os seus pés duros quebravam espinhos e não sentiam a quentura da terra. Montado confundia-se com o cavalo, grudava-se a ele. E falava uma linguagem cantada, monossilábica e gutural, que o companheiro entendia. A pé, não se agüentava bem. Pendia para um lado, para o outro lado, cambaio, torto e feio. Às vezes, utilizava nas relações com as pessoas a mesma língua com que se dirigia aos brutos – exclamações, onomatopéias. Na verdade falava pouco. Admira as palavras compridas e difíceis da gente da cidade, tentava reproduzir algumas em vão, mas sabia que elas eram inúteis e talvez perigosas. (Graciliano Ramos)
No texto, a referência aos pés:
(A) Constitui um jogo de contrastes entre o mundo cultural e o mundo físico do personagem.
(B) Acentua a rudeza do personagem, em nível físico.
(C) Justifica-se como preparação para o fato de que o personagem não estava preparado para caminhada.
(D) Serve para demonstrar a capacidade de pensar do personagem.
(E) Enfatiza a paixão pelas palavras difíceis.05.Pode-se afirmar, de forma geral, em relação à obra O quinze, de Rachel de Queiroz:(a) A história gira em torno de Conceição e a seca.(b) Duas histórias se alternam, a primeira de Chico Bento, e a outra em torno de Vicente.(c) Em meio à desolação provocada pela seca, se alternam as histórias de Chico Bento, e outra em torno de Conceição.(d) Há apenas a história da seca.(e) A história se desenvolve focando apenas Chico Bento e a problemática da seca.06. Assinale a alternativa em que a concordância verbal está correta.
a) Haviam cooperativas de catadores na cidade de São Paulo.
b) O lixo de casas e condomínios vão para aterros.
c) O tratamento e a destinação corretos do lixo evitaria que 35% deles fosse despejado em aterros.
d) Faz dois anos que a prefeitura adia a questão do lixo.
07. Assinale a alternativa com erro de concordância verbal:
a) Ele disse que deve haver muitos alunos neste colégio
b) Hoje faz exatamente dois anos que tudo aconteceu
c) Durante a tarde, ainda se ouviu, ao longe, alguns tiros
d) As lutas que houve naquele tempo mataram muita gente08. (UF SANTA MARIA-RS) Leia, com atenção, os períodos abaixo:Caso haja justiça social, haverá paz.Embora a televisão ofereça imagens concretas, ela não fornece uma reprodução fiel da realidade.Como todas aquelas pessoas estavam concentradas, não se escutou um único ruído.Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, as circunstâncias indicadas pelas orações sublinhadas:a) tempo, concessão, comparação b) tempo, causa, concessãoc) condição, consequência, comparação d) condição, concessão, causae) concessão,causa, conformidade09(FUVEST) No período: "Ainda que fosse bom jogador, não ganharia a partida", a oração destacada encerra idéia de:a) causa b) condição c ) concessão d) proporção e) fim10.(UM-SP) Qual das orações subordinadas pode ser considerada adverbial causal?a. Mesmo que partas antes, precisarei do resultado das provas.b. Chegamos tão cedo, que o portão da faculdade ainda estava fechado.c. Já que possuo pouco dinheiro tomarei apenas um lanche.d. O público aplaudia euforicamente para que o circense bisasse o número.e. Realizou os exercícios de acordo com as instruções do mestre.
1-B
2-D
3- C
4- B
5- C
6- D
7- C
8- D
9- C
10- C
Nenhum comentário:
Postar um comentário