CENTRO DE ENSINO
AMADO JOAQUIM
PROFESSORA: RONY
FAIETH
ALUNO
(a)_____________________
AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Leia atentamente o texto
abaixo
Ontem plena liberdade...
A vontade por poder...
Hoje... cúmulo de maldade!
Nem são livres pra... morrer!
Prende-os a mesma corrente
Férrea, lúgubre serpente
Nas roscas da escravidão...
(...)
Senhor Deus dos desgraçados!
Dizei-me vós, Senhor Deus!
Se eu deliro... ou se é verdade
Tanto horror perante os céus...
Sobre esse texto, não é correto afirmar que:
Ontem plena liberdade...
A vontade por poder...
Hoje... cúmulo de maldade!
Nem são livres pra... morrer!
Prende-os a mesma corrente
Férrea, lúgubre serpente
Nas roscas da escravidão...
(...)
Senhor Deus dos desgraçados!
Dizei-me vós, Senhor Deus!
Se eu deliro... ou se é verdade
Tanto horror perante os céus...
Sobre esse texto, não é correto afirmar que:
a. Mostra o
traço romântico do inconformismo.
b.Dá
tratamento eloquente à linguagem para tratar do tema da escravidão.
c. Pode ser
identificado com a poesia abolicionista de Castro Alves.
d.
Pelo tema que explora classifica-se na corrente social da poesia romântica.
e.Traduz
o pessimismo e o egocentrismo do poeta romântico diante da impossibilidade de
mudar o mundo.
Questão 2
Se uma lágrima as pálpebras me inunda,
Se um suspiro nos seios treme ainda.
É pela virgem que sonhei... que nunca
Aos lábios me encostou a face linda!
(Álvares de Azevedo)
A característica do Romantismo mais evidente desta quadra é:
Se um suspiro nos seios treme ainda.
É pela virgem que sonhei... que nunca
Aos lábios me encostou a face linda!
(Álvares de Azevedo)
A característica do Romantismo mais evidente desta quadra é:
Parte superior do formulário
a. O espiritualismo.
b. O pessimismo.
c. A idealização da mulher.
d. O escapismo
3.( SARES-SP) Leia o soneto
e responda a questão
Menininho doente
Na minha rua há um menininho doente.
Enquanto os outros partem para a escola,
junto à janela, sonhadoramente,
ele ouve o sapateiro bater sola.
Ouve também o carpinteiro, em frente,
Que uma canção napolitana engrola.
E pouco a pouco, gradativamente,
o sofrimento que ele tem se evola...
Mas nesta rua há um operário triste:
não canta nada na manhã sonora,
e o menino nem sonha que ele existe.
Ele trabalha silenciosamente...
E está compondo este soneto agora
pra alminha boa do menino doente.
Enquanto os outros partem para a escola,
junto à janela, sonhadoramente,
ele ouve o sapateiro bater sola.
Ouve também o carpinteiro, em frente,
Que uma canção napolitana engrola.
E pouco a pouco, gradativamente,
o sofrimento que ele tem se evola...
Mas nesta rua há um operário triste:
não canta nada na manhã sonora,
e o menino nem sonha que ele existe.
Ele trabalha silenciosamente...
E está compondo este soneto agora
pra alminha boa do menino doente.
Mário Quintana
Nesse soneto há várias
ocorrências de artigos definidos e indefinidos. No verso
Mas nesta rua há um operário triste, o artigo um leva a perceber que:
a.
Naquela rua há
apenas um operário.
b.
O poeta é um dos
operários
c.
Aquele operário
é uma pessoa celebre
d.
Na rua há mais
de um poeta
4. Leia a tira.
Quanto ao uso
das classes gramaticais usados na tira é correto o que se afirma em todas as
afirmativas, exceto:
a. No
primeiro quadrinho, o pronome usado para indicar o prédio onde há mulheres se
trocando é pronome possessivo adjetivo.
b. No
segundo quadrinho se destaca o uso de numerais ordinais
c. No
segundo quadrinho uma é numeral
cardinal, pois indica quantidade.
d. Outra,
no segundo quadrinho, é pronome indefinido adjetivo.
5.O tempo captura o amor e não o mata na hora. A palavra em destaque pertence à mesma classe da que está sublinhada em:
a. O
tempo usa armas químicas.
b. Se ele
quisesse se referir a ela...
c. Usava um
vago gesto de mão para indicá-la.
D. O
amor tem mil inimigos
6(ENEM)
Páris, filho do rei de Troia, raptou Helena,
mulher de um rei grego. Isso provocou um sangrento conflito de dez anos, entre
os séculos XIIIe XII a.C. Foi o primeiro choque entre o ocidente e o oriente.
Mas os gregos conseguiram enganar os troianos. Deixaram à porta de seus muros
fortificados um imenso cavalo de madeira. Os troianos, felizes com o presente,
puseram-no para dentro. À noite, os soldados gregos, que estavam escondidos no
cavalo, saíram e abriram as portas da fortaleza para a invasão. Daí surgiu a
expressão “presente de grego”.
DUARTE, Marcelo. O guia dos
curiosos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
Em
“puseram-no”, a forma pronominal “no” refere-se.
(A) ao
termo “rei grego”.
(B) ao
antecedente “gregos”.
(C) ao
antecedente distante “choque”.
(D)
aos termos “presente” e “cavalo de madeira”.
7(FATEC)
– Assinale a alternativa que integra corretamente as frases I, II e II num único período:
I. Havia provas escritas e orais.
II. A prova escrita já dava nervosismo.
III. Da prova oral muitos nunca se recuperaram.
a) Havia provas escritas, às quais já davam nervosismo, e orais, nas quais muitos nunca se recuperaram.
b) Havia provas escritas, a que já davam nervosismo, e orais, de que muitos nunca se recuperaram.
c) Havia provas escritas, às quais já davam nervosismo, e orais, as quais muitos nunca se recuperaram.
d) Havia provas escritas, que já davam nervosismo, e orais, das quais muitos nunca se recuperaram.
I. Havia provas escritas e orais.
II. A prova escrita já dava nervosismo.
III. Da prova oral muitos nunca se recuperaram.
a) Havia provas escritas, às quais já davam nervosismo, e orais, nas quais muitos nunca se recuperaram.
b) Havia provas escritas, a que já davam nervosismo, e orais, de que muitos nunca se recuperaram.
c) Havia provas escritas, às quais já davam nervosismo, e orais, as quais muitos nunca se recuperaram.
d) Havia provas escritas, que já davam nervosismo, e orais, das quais muitos nunca se recuperaram.
8.A colocação do pronome está incorreta em:
a) Para não aborrecê-lo, tive de sair.
b) Quando vi ela em dificuldade, pedi ajuda.
c) Não me submeterei aos seus caprichos.
d) Ele me olhou algum tempo comovido.
e) Não a vi quando entrou.
Questão 9
Com base na charge, analise as proposições abaixo:
I. UM dos interlocutores usa somente a segunda pessoa para se referir ao outro.
II. Os termos “eu” e “te” são pronomes pessoais, pois representam as pessoas do discurso, funcionando como sujeitos.
III. O termo “me” é um pronome pessoal oblíquo que complementa o verbo “mata”.
IV. O termo” me” exerce a função de sujeito no último balão.
Questão 9
Com base na charge, analise as proposições abaixo:
I. UM dos interlocutores usa somente a segunda pessoa para se referir ao outro.
II. Os termos “eu” e “te” são pronomes pessoais, pois representam as pessoas do discurso, funcionando como sujeitos.
III. O termo “me” é um pronome pessoal oblíquo que complementa o verbo “mata”.
IV. O termo” me” exerce a função de sujeito no último balão.
Estão corretas:
a.
I, III
b.
I, II, III
c.
II, III, IV
d.
Todas estão corretas
10.Complete as lacunas com o
pronome adequado:
“Este cargo é para _________ assumir sozinho, sem que se repartam as responsabilidades
entre ______ e ___ .”
“Este cargo é para _________ assumir sozinho, sem que se repartam as responsabilidades
entre ______ e ___ .”
a) mim - eu e ti;
b) mim - mim e ti;
c) eu - eu e ti;
d) eu - mim e ti.
b) mim - mim e ti;
c) eu - eu e ti;
d) eu - mim e ti.
Me ajudou muito ! Agradeço!
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