Plano de
curso 2012, 1º e 2º período
Disciplina:
Língua Portuguesa - ensino médio 3
Professora:
Rony Faieth Ferreira
1º PERÍODO
OBJETO DE CONHECIMENTO:
• Prática de análise literária
• Gênero e discurso
• Conhecimentos lingüísticos
• Conhecimentos lingüísticos
CONTEUDOS BÁSICOS:
· O Pré – Modernismo
no Brasil
- Principais autores e obras
· A linguagem do
Modernismo
· A semana de arte
moderna
· Vanguardas
Europeias
·
A primeira fase do Modernismo: estudo da
produção literária dos autores Oswald de Andrade e Mário de Andrade
·
Manuel Bandeira e Alcântara Machado
·
A Literatura portuguesa do século XX – Fernando
Pessoa e heterônimos
· Crônica -
característica do gênero
· Produção de
crônicas
·
Habilidades de leitura e suas comparações: a
comparação
· Orações
substantivas na construção do texto
· Funções sintáticas
do pronome relativo
· As orações
adjetivas na construção do texto
COMPETENCIAS E HABILIDADES:
· Discutir o tema:
“Como os contrastes sociais que caracterizam o Brasil foram representados em
diferentes épocas”
· Compreender o
contexto histórico do Pré-Modernismo e do Modernismo no Brasil
· Ler e interpretar
textos dos principais escritores pré-modernistas e modernistas.
· Compreender o
contexto histórico e artístico da primeira fase do Modernismo
· Analisar,
interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos
com seus contextos, mediante as estruturas das manifestações, de acordo com as
condições de produção e recepção.
• Reconhecer em textos diferentes gêneros, recursos verbais e não-verbais utilizados com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos.
• Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu publico alvo.
• Fazer reflexão sobre os textos que lêem, escrevem, falam ou ouvem, intuindo, de forma contextualizada, a gramática da língua, as características de cada gênero e tipo de texto, o efeito das condições de produção do discurso na construção do texto e do seu sentido.
• Usar a língua escrita em situações discursivas e diversificada
RECURSOS
• Jornais
• Internet
• Reconhecer em textos diferentes gêneros, recursos verbais e não-verbais utilizados com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos.
• Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu publico alvo.
• Fazer reflexão sobre os textos que lêem, escrevem, falam ou ouvem, intuindo, de forma contextualizada, a gramática da língua, as características de cada gênero e tipo de texto, o efeito das condições de produção do discurso na construção do texto e do seu sentido.
• Usar a língua escrita em situações discursivas e diversificada
RECURSOS
• Jornais
• Internet
· Filme
• Livro didático
• Músicas
• Vídeo
• Livro didático
• Músicas
• Vídeo
ATIVIDADES SEQUENCIADAS
Organização da oficina de arte moderna
Organização da oficina de arte moderna
Exibição do filme
“Canudos”
• Produção textual
· Produção, correção
e seleção de crônicas para a montagem do livro
• Leitura e análise
de textos
• Exposição de textos produzidos pelos alunos
• Exposição de textos produzidos pelos alunos
ATIVIDADES PERMANENTES
• Leitura pelo professor de textos de diversos gêneros
• Seminário de apresentação dos conteúdos estudados.
• Leitura e escrita de textos
• Leitura pelo professor de textos de diversos gêneros
• Seminário de apresentação dos conteúdos estudados.
• Leitura e escrita de textos
PROJETOS DIDÁTICOS
• Oficina de arte moderna
• Oficina de arte moderna
· Flagrante do
cotidiano – produção de um livro de crônicas que será apresentado para a
escola.
SUGESTÕES METODOLÓGICAS
Assistir com os alunos ao filme “Canudos” para a
compreensão da obra de Euclides da Cunha – Os Sertões
• Produzir objetos de arte, desenhos, pinturas e textos que se assemelhem aos produzidos pelos autores pertencentes às Vanguardas européias.
• Leitura e comparação de textos
• Elencar textos pertencentes a cada gênero literário identificando as características de cada gênero
• Relacionar os assuntos dos textos literários aos problemas enfrentados pelo homem desse período
• Promover apresentações literárias como oficinas, revistas e recital.
• Produzir objetos de arte, desenhos, pinturas e textos que se assemelhem aos produzidos pelos autores pertencentes às Vanguardas européias.
• Leitura e comparação de textos
• Elencar textos pertencentes a cada gênero literário identificando as características de cada gênero
• Relacionar os assuntos dos textos literários aos problemas enfrentados pelo homem desse período
• Promover apresentações literárias como oficinas, revistas e recital.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
I. Domínio das atitudes e valores
• Espírito crítico
• Participação nos trabalhos
• Responsabilidade
II. Domínio das competências e aptidões
• Executar atividades diversas
• Ler e interpretar textos de gêneros textuais diversos
• Produzir textos coesos e coerentes
III. Aquisição de conhecimentos
• Provas
• Trabalhos em grupo e individual
• Seminário _ síntese ou relatório
I. Domínio das atitudes e valores
• Espírito crítico
• Participação nos trabalhos
• Responsabilidade
II. Domínio das competências e aptidões
• Executar atividades diversas
• Ler e interpretar textos de gêneros textuais diversos
• Produzir textos coesos e coerentes
III. Aquisição de conhecimentos
• Provas
• Trabalhos em grupo e individual
• Seminário _ síntese ou relatório
INSTRUMENTOS AVALIATIVOS
• Produção de texto
• Pesquisas
• Seminário
• Testes escritos
• Trabalho em grupo
• Auto-avaliação
• Produção de texto
• Pesquisas
• Seminário
• Testes escritos
• Trabalho em grupo
• Auto-avaliação
2º PERÍODO
OBJETO DE CONHECIMENTO:
• Prática de análise literária
• Prática de análise literária
• Gênero e discurso
• Conhecimentos lingüísticos
• Conhecimentos lingüísticos
CONTEUDOS BÁSICOS:
·
A Segunda fase do Modernismo: o romance de 30
·
Rachel de Queiroz: a saga da seca
·
O Nordeste no romance de 30. Graciliano Ramos,
José Lins do Rego e Jorge Amado.
·
O Sul no romance de 30: Érico Veríssimo e
Dionélio Machado
·
Panoramas das literaturas africanas de língua
portuguesa
·
Carta de leitor
·
As cartas argumentativas de reclamação e
solicitação
·
O texto de divulgação científica
·
Período composto por subordinação: as orações
subordinadas adverbiais na construção do texto
·
Pontuação
COMPETENCIAS E HABILIDADES:
· Apreender através
do romance de 30, como a opressão política e as injustiças sociais foram compreendidas
em diferentes épocas.
· Compreender o
contexto histórico e artístico da geração de 30
· Analisar, interpretar e aplicar recursos
expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante as
estruturas das manifestações, de acordo com as condições de produção e
recepção.
• Reconhecer em textos diferentes gêneros, recursos verbais e não-verbais utilizados com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos.
• Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu publico alvo.
• Fazer reflexão sobre os textos que lêem, escrevem, falam ou ouvem, intuindo, de forma contextualizada, a gramática da língua, as características de cada gênero e tipo de texto, o efeito das condições de produção do discurso na construção do texto do seu sentido.
• Reconhecer em textos diferentes gêneros, recursos verbais e não-verbais utilizados com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos.
• Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu publico alvo.
• Fazer reflexão sobre os textos que lêem, escrevem, falam ou ouvem, intuindo, de forma contextualizada, a gramática da língua, as características de cada gênero e tipo de texto, o efeito das condições de produção do discurso na construção do texto do seu sentido.
· Usar as orações
adverbiais como recurso expressivo.
• Usar a língua escrita em situações discursivas e diversificada
RECURSOS
• Jornais
• Internet
• Livro didático
• Músicas
• Vídeo
• Usar a língua escrita em situações discursivas e diversificada
RECURSOS
• Jornais
• Internet
• Livro didático
• Músicas
• Vídeo
ATIVIDADES SEQUENCIADAS
.Organização de seminário
.Organização de seminário
· Organização de
recital
• Produção textual
· Produção, correção
e exposição de cartas de leitor
• Leitura e análise
de textos
• Exposição de textos produzidos pelos alunos
• Exposição de textos produzidos pelos alunos
ATIVIDADES PERMANENTES
• Leitura pelo professor de textos de diversos gêneros
• Leitura pelo professor de textos de diversos gêneros
· Aplicação de
exercícios
• Seminário de apresentação dos conteúdos estudados.
• Leitura e escrita de textos
• Seminário de apresentação dos conteúdos estudados.
• Leitura e escrita de textos
PROJETOS DIDÁTICOS
· Nordeste: palavra,
imagem e som – pesquisa e montagem de uma mostra sobre a cultura do nordeste
brasileiro
· Produção de
anúncios utilizando a linguagem verbal e não verbal, enfatizando o uso das
orações subordinadas adverbiais.
SUGESTÕES METODOLÓGICAS
· Trabalhar as poesias da primeira fase do Modernismo
através de recital
· Exibir vídeos com poemas selecionados
• produzir anúncios ou outros gêneros para trabalhar os conteúdos gramaticais
• Leitura e comparação de textos
• Elencar características do gênero textual trabalhado
• produzir anúncios ou outros gêneros para trabalhar os conteúdos gramaticais
• Leitura e comparação de textos
• Elencar características do gênero textual trabalhado
• Relacionar os
assuntos dos textos literários aos problemas enfrentados pelo homem desse
período
• Promover apresentações literárias
• Promover apresentações literárias
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
I. Domínio das atitudes e valores
• Espírito crítico
• Participação nos trabalhos
• Responsabilidade
II. Domínio das competências e aptidões
• Executar atividades diversas
• Ler e interpretar textos de gêneros textuais diversos
• Produzir textos coesos e coerentes
III. Aquisição de conhecimentos
• Provas
• Trabalhos em grupo e individual
• Seminário _ síntese ou relatório
I. Domínio das atitudes e valores
• Espírito crítico
• Participação nos trabalhos
• Responsabilidade
II. Domínio das competências e aptidões
• Executar atividades diversas
• Ler e interpretar textos de gêneros textuais diversos
• Produzir textos coesos e coerentes
III. Aquisição de conhecimentos
• Provas
• Trabalhos em grupo e individual
• Seminário _ síntese ou relatório
INSTRUMENTOS AVALIATIVOS
• Produção de texto
• Pesquisas
• Seminário
• Testes escritos
• Trabalho em grupo
• Auto-avaliação
• Produção de texto
• Pesquisas
• Seminário
• Testes escritos
• Trabalho em grupo
• Auto-avaliação
Parabéns pelo belíssimo Plano de Curso ao 3.º ano do ensino médio e pretendo esperimentá-lo pela primeira vez. Gostaria de saber se você possui modelos de provas, trabalhos etc, para este 1.º e 2.º bimestre? No mais, agradeço de coração.
ResponderExcluirProfessor João Batista (Prof. JOHN)
Olá bom dia!!!
ResponderExcluirParabéns pelo blog, o material está bem elaborado e organizado. Adorei o seu trabalho...
Obrigada!
Excluirachei interessante o desenvolvimento
ResponderExcluir