1. (L.P.Truques e Táticas) Os
sofrimentos do jovem Werther, obra de
Johann Wolfgang von Goethe publicada em 1774, que marcou o início do Romantismo
na Alemanha, provoca no leitor profundas reflexões sobre o comportamento
humano. Não condiz com essa obra a
ideia de que
(A) a supervalorização da mulher e do amor que lhe parece
impossível é a causa de sua tristeza.
(B) a incapacidade de controlar os próprios sentimentos por Lotte
conduziu Werther aos poucos a um final trágico.
(C)o subjetivismo, o lirismo, os tons melancólicos e sentimentos
avassaladores ou trágicos são os conteúdos preferidos de Werther nas cartas que
escreve ao amigo
(D)a natureza é vista como extensão da subjetividade de Werther,
conduzindo-o ora a alguns instantes de alegria ao lembrar da imagem da amada,
ora a uma profunda tristeza.
(E) os
anseios do coração são controlados pela racionalidade do personagem Werther
2. (L.P.Truques
e Táticas) Amor de
Perdição é uma obra
do português Camilo Castelo Branco, considerada a mais importante do autor, que
se destacou na segunda fase do Romantismo em
Portugal. Sobre
essa novela convém afirmar que
(A) o desfecho contraria a ideia sugerida no título da obra
(B)
a família não interfere de forma direta no destino dos personagens
(C) o enredo aproxima-se da obra Romeu e Julieta de William Shakespeare
(D)
apesar dos obstáculos enfrentados pelos personagens, o desfecho não pode ser
considerado trágico
(E)
trata-se de um triângulo amoroso motivado por ambições das famílias, que buscam
ascensão econômica e social
3. (L.P.Truques e Táticas) Leia
o poema abaixo do escritor romântico Almeida Garret
Este
inferno de amar
Este
inferno de amar - como eu amo! -
Quem mo
pôs aqui n'alma... quem foi?
Esta chama que alenta e consome,
Que é a vida - e que a vida destrói -
Como é que se veio a atear,
Quando -
ai quando se há de ela apagar?
Eu não sei, não me lembra: o passado,
A outra vida que dantes vivi
Era um sonho talvez... - foi um sonho -
Em que paz tão serena a dormi!
Oh! que
doce era aquele sonhar...
Quem me veio, ai de mim! despertar?
Só me
lembra que um dia formoso
Eu
passei... dava o sol tanta luz!
E os meus olhos, que vagos giravam,
Em seus olhos ardentes os pus.
Que fez
ela? eu que fiz? - Não no sei;
Mas nessa
hora a viver comecei...
O eu lírico faz uso de
paradoxos para exemplificar os conflitos vividos. Essa figura de linguagem
encontra-se no verso
( A) Que é a
vida - e que a vida destrói
(B) Oh! que
doce era aquele sonhar...
(C) Que
fez ela? eu que fiz? - Não no sei;
(D)Era
um sonho talvez... - foi um
sonho –
(E)Quem
me veio, ai de mim! despertar?
4.
(L.P.Truques e Táticas) O eu lírico fala a respeito das confusões causadas pelo
amor. No entanto chega a uma conclusão que se contrapõe as expressas anteriormente afirmando que
(A) sonhar com o amor é mais fácil que vivê-lo.
(B) o amor só é possível no sonho
(C) o amor é a causa de seu sofrimento
(D) os olhos da amada representam a paz e o amor
(E) o amor é condição para que se sinta vivo
5. Leia o poema a seguir
Tu
choraste em presença da morte?
Em
presença de estranhos choraste?
Não
descende o cobarde do forte;
Pois
choraste, meu filho não és!
Possas
tu, descendente maldito
De uma
tribo de nobres guerreiros,
Implorando
cruéis forasteiros,
Seres presa
de vis Aimorés.
Possas
tu, isolado na terra,
Sem
arrimo e sem pátria vagando,
Rejeitado
da morte na guerra,
Rejeitado
dos homens na paz,
Ser das
gentes o espectro execrado;
Não
encontres amor nas mulheres,
Teus
amigos, se amigos tiveres,
Tenham
alma inconstante e falaz!”
O
trecho do poema “I-juca pirama” refere-se ao momento em que o filho guerreiro
volta para a sua tribo e se encontra com seu pai após ter pedido ao líder da
tribo inimiga, pela qual havia sido capturado, que o poupasse da morte para que
pudesse cuidar de seu pai amado, muito velho, até este morrer. Pensando nos valores defendidos pelo Indianismo
romântico no Brasil, pode-se dizer que a reação do pai ocorre porque o filho:
(A) considerou-o um velho incapaz, evidenciando que não o amava de forma
digna.
(B) demonstrou fraqueza diante da morte, o que representava falta de
dignidade.
(C) usou-o como desculpa para escapar da morte, ou seja, não possuía
nobreza de sentimento.
(D) havia sido capturado pelos inimigos, tornando-se incapaz de
continuar a ser um guerreiro.
(E) era, na verdade, descendente de outra tribo, o que o tornava impuro
para conviver entre eles.
6.O verso que explicita a diferença entre pai e filho é:
(A) Tu choraste em presença da morte?
(B) Possas tu, isolado na terra
(C) Tenham alma inconstante e falaz
(D) Sem arrimo e sem pátria vagando
(E) Não descende o cobarde do forte
7. .
(L.P.Truques e Táticas) Faz parte do contexto de produção do
Romantismo no Brasil, exceto:
(A) Independência do
Brasil
(B) abertura
dos portos
(C) imprensa
liberada por D. João IV
(D) Inconfidência mineira
(E)
transferência da família real portuguesa para o Rio de Janeiro
8.
(L.P.Truques e Táticas) Leia a última estrofe do poema Canção do exílio do
escritor romântico Gonçalves Dias
Canção do exílio
[...]
Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que disfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu'inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Na estrofe acima, encontram-se as seguintes características do Romantismo da primeira geração, exceto;
(A) saudosismo (B) exaltação da pátria (C) religiosidade (D) pessimismo
(E) exaltação da natureza
9.(L.P.Truques e Táticas) Lira dos Vinte Anos é uma obra que marcou o ultrarromantismo, segunda fase do Romantismo
no Brasil. Na primeira parte dessa obra se encontram as características
predominantes dessa geração. Não caracteriza a geração do mal do século
(A) a angustia profunda e atração pela morte
(B) o pessimismo e auto destruição
(C) o exagero sentimental e escapismo
(D) a mulher perde sua característica de ser
puro e angelical e passa a ser vista de forma mais realista.
(E) o desejo reprimido associado à ideia de pecado
10.
(L.P.Truques
e Táticas) Movido pela imaginação exacerbada, a
obra Noite na Taverna apresenta os desvarios do poeta envolvido por uma
conturbação febril, na qual se deixa influenciar por quase todas as grandes
características das novelas mórbidas do século XIX. Não se pode afirmar sobre essa obra que
(A) cada narrador expõe temas como a corrupção, incesto, adultério, necrofilia, traição, antropofagia e assassinatos
(A) cada narrador expõe temas como a corrupção, incesto, adultério, necrofilia, traição, antropofagia e assassinatos
(B) o autor filia-se à escola de Byron, escritor que exerceu grande influência sobre os jovens escritores do século XIX
(C) Bertram, na tentativa de diminuir o clima de horror, conta no capítulo que recebe o seu nome, uma história mais leve e bem-humorada.
(D) é composta por sete capítulos, o cenário é uma taverna e os personagens são jovens embriagados que contam histórias sanguinolentas.
(E) do segundo ao quinto capítulo, cada um dos jovens narra episódios de suas vidas aventureiras, com conteúdo macabros e vários tipos de transgressões.
11.(L.P.Truques e Táticas)Castro Alves é considerado o maior nome da poesia social romântica. Analise os enunciados abaixo sobre esse autor.
I. Além da poesia de caráter social, este grande escritor também escreveu versos lírico-amorosos, seguindo o estilo de Vítor Hugo.
II. Manifestou toda sua sensibilidade escrevendo versos de protesto contra a situação a qual os negros eram submetidos.
III. Tratou das questões nacionais com uma postura crítica, distante do nacionalismo de exaltação da primeira fase do Romantismo.
IV. Em seus poemas, a mulher é descrita como um ser distante, puro e angelical, capaz de despertar no eu lírico sentimentos de amor e culpa
Está correto o que se afirma em:
(A) I, II e III
(B) I, II e IV
(C) II, III e IV
(D) III e IV
(E) II e IV
12.(L.P.Truques
e Táticas)Leia a estrofe abaixo do poema Navio
negreiro de Castro Alves
Era um sonho
dantesco... o tombadilho,
Que das luzernas avermelha o brilho,
Em sangue a se banhar.
Tinir de ferros... estalar do açoite...
Legiões de homens negros como a noite,
Horrendos a dançar...
Que das luzernas avermelha o brilho,
Em sangue a se banhar.
Tinir de ferros... estalar do açoite...
Legiões de homens negros como a noite,
Horrendos a dançar...
Comente sobre a cena descrita nos versos acima, considerando
o tema social mais abordado por Castro Alves.
GABARITO
3A
4E
5B
6E
7D
8D
9D
10C
11A
Nenhum comentário:
Postar um comentário