PROVA SOBRE ORAÇÕES COORDENADAS, ADVERBIAIS E ADJETIVAS
10. Suponha que, a respeito da participação de um time em um campeonato, dois torcedores façam as seguintes afirmações:
1.(UFGD-MS)
O homem não passa de um
caniço, o mais fraco da natureza, mas
é um caniço pensante. Não é preciso que o universo inteiro se arme para
esmagá-lo: um vapor, uma gota de água bastam para matá-lo. Mas, mesmo que o universo o esmagasse, o
homem seria ainda mais nobre do que quem o mata, porque sabe que morre e a vantagem que o universo tem sobre ele; o
universo desconhece tudo isso. Toda a nossa dignidade consiste, pois, no pensamento
PASCAL, Blaise.
Pensamentos.
No texto apresentado, procure estabelecer as relações
de sentido implementadas pelos conectivos destacados. Depois, analise a
alternativa que expressa, respectivamente, as relações adequadas entre as
partes do texto.
a. Contradição,
concessão, causa, conclusão
b. Concessão,
causa, explicação, conclusão
c. Contradição,
explicação, alternância, proporção
d. Contradição,
alternância, causa, conclusão
e. Contradição,
conclusão, causa, explicação
2(ENEM)
A
gentileza é algo difícil de ser ensinado e vai muito além da palavra educação.
Ela é difícil de ser encontrada, mas fácil de ser identificada, e acompanha
pessoas generosas e desprendidas, que se interessam em contribuir para o bem do
outro e da sociedade. É uma atitude desobrigada, que se manifesta nas
situações cotidianas e das maneiras mais prosaicas.
SIMURRO, S. A. B. Ser gentil é ser saudável.
Disponível em: http://www.abqv.org.br. Acesso em: 22 jun. 2006 (adaptado).
No texto, menciona-se que a
gentileza extrapola as regras de boa educação. A argumentação construída
a. apresenta fatos que estabelecem entre
si relações de causa e de consequência.
b. descreve condições para a
ocorrência de atitudes educadas.
c. indica a finalidade pela qual a
gentileza pode ser praticada.
d. enumera fatos sucessivos em uma
relação temporal.
e. mostra oposição e acrescenta
ideias.
3. Na traseira de um pequeno
caminhão, já bem antigo e apresentado precárias condições de uso, lia se a
frase:
É VELHO, MAS É MEU
|
Considerando o lugar do veículo em que a frase
estava, responda:
a. Quem
seriam, prioritariamente, os destinatários dessa mensagem?
b. A qual dos dois fatores referidos
na frase o proprietário do caminhão dá maior importância? Justifique.
c. O que o proprietário do caminhão
procura dar a entender aos principais destinatários da mensagem?
4. ( L.P.Truques e Táticas) Leia a tira abaixo
No período “se não fizer uma dieta logo, não poderá
passar pela porta da sua casa”, a oração destacada expressa uma
a. Causa
b. Consequência
c. Condição
d. Concessão
e. Finalidade
Texto para as questões 5 e 6
Devido ao aquecimento
global e à consequente diminuição da cobertura de gelo no Ártico, aumenta a
distância que os ursos polares precisam nadar para encontrar alimentos. Apesar
de exímios nadadores, eles acabam morrendo afogados devido ao cansaço.
5.A situação descrita acima
a) enfoca o problema da interrupção da cadeia
alimentar, o qual decorre das variações climáticas.
b) ressalta que o aumento da temperatura decorrente de
mudanças climáticas permite o surgimento de novas espécies.
c) mostra a importância das características das zonas
frias para a manutenção de outros biomas na Terra.
d) evidencia a autonomia dos seres vivos em relação ao
habitat, visto que eles se adaptam rapidamente às mudanças nas condições
climáticas.
e) alerta para prejuízos que o aquecimento global pode
acarretar à biodiversidade no Ártico.
6. O período “Apesar de exímios nadadores, eles acabam
morrendo afogados devido ao cansaço,” foi reescrito sem perder o sentido
original em:
a. “Como são exímios nadadores, eles acabam morrendo afogados
devido ao cansaço”.
b. Sendo exímios nadadores, acabam morrendo afogados
devido ao cansaço.
c. Como exímios nadadores, acabam morrendo afogados
devido ao cansaço.
d. Acabam morrendo afogados embora sejam exímios
nadadores
e. São exímios nadadores, e acabam morrendo afogados
7. Considere estes dois períodos:
I. Nas provas, os professores
propunham questões tão difíceis que os alunos mais fracos pediam transferência
para outras escolas.
II. . Nas provas, os professores
propunham questões tão difíceis para que os alunos mais fracos pedissem
transferência para outras escolas.
a.
Em qual dos dois períodos fica evidente a intenção do professor de
provocar a saída dos alunos mais fracos? Explique.
b. Como se classificam as subordinadas
adverbiais nos dois períodos?
8.Os personagens da tirinha a seguir são Hamlet, um garoto viking que adora
ler, e Hérnia, namoradinha dele.
Relativamente à
organização textual e aos sentidos da fala de Hérnia, identifique a afirmativa
incorreta.
a) No primeiro quadro, o substantivo "esposa" é caracterizado
por um adjetivo e por uma oração de valor adjetivo.
b) A oração "depois que nos casarmos" (primeiro quadrinho) e o
termo "primeiro" (terceiro quadrinho) exprimem ideia de tempo.
c) Sem prejuízo para o efeito humorístico, o terceiro quadro poderia ser
reescrito assim: "mas somente depois que você fizer suas tarefas de
casa".
d) O humor da tirinha decorre de uma contradição que se estabelece entre o
que a menina afirma no primeiro quadro e uma comparação que no terceiro quadro,
ela apresenta ao garoto.
e) O humor da tirinha decorre de uma contradição que se estabelece entre o
que a menina afirma no primeiro quadro e uma condição que, no terceiro quadro,
ela impõe ao garoto.
9. Analise, nos dois períodos, as relações sintático-semânticas que as
orações sublinhadas estabelecem com suas respectivas orações principais.
⦁ Arthur saiu da sala de aula justamente
no momento em que Lucinha, sua paixão secreta, descia a escada para o pátio.
⦁ O gerente sempre agiu como se fosse
ele o dono da empresa.
Agora assinale a alternativa que classifica corretamente as orações
subordinadas sublinhadas:
a) adverbial temporal - adverbial comparativa.
b) adverbial temporal - adverbial final.
c) adjetiva restritiva - adverbial comparativa.
d) adverbial temporal - adverbial condicional.
e) adjetiva restritiva - adverbial condicional.
10. Suponha que, a respeito da participação de um time em um campeonato, dois torcedores façam as seguintes afirmações:
⦁ Torcedor A: Quando nosso time
for campeão, faremos uma grande festa.
⦁ Torcedor B: Se nosso time for
campeão, faremos uma grande festa.
Compare esses dois e responda os itens a seguir:
a) Como se classificam as orações subordinadas adverbiais desses dois
enunciados?
b) Qual desses dois torcedores é mais fanático pelo time? Justifique.
11. Suponha que, no início de um ano
escolar, um professor seu, ao explicar o sistema de notas a ser adotado por
ele, utilizasse uma destas duas frases.
I- As provas que serão fáceis acontecerão às quartas-feiras.
II- As provas, que serão fáceis, acontecerão às quartas-feiras.
Se esse professor desse aulas de uma matéria com a qual você não tem
muita afinidade, qual das duas frases você preferiria que ele usasse?
Justifique considerando os tipos de orações adjetivas.
12. Observe os dois enunciados que seguem:
I) Os prisioneiros, que tiveram
bom comportamento durante o ano, poderão passar o Natal com a família.
II) Os prisioneiros que tiveram
bom comportamento durante o ano poderão passar o Natal com a família.
Explique o sentido de cada oração subordinada adjetiva (em I e II)
Classifique as orações destacadas nos enunciados I e II
Nenhum comentário:
Postar um comentário