BEM-VINDOS AO BLOG DA PROFESSORA RONY FAIETH.


Caso seja necessário copiar as questões elaboradas pela autora desta página, faça de forma que não haja exclusão do nome do blogger.
Agradeço a compreensão.



Qualquer dúvida relacionada aos conteúdos deste blogger entre em contato pelo endereço
ronyfaieth@hotmail.com.
















domingo, 7 de outubro de 2018

PROVA SOBRE ORAÇÕES COORDENADAS, ADVERBIAIS E ADJETIVAS


1.(UFGD-MS)

O homem não passa de um caniço, o mais fraco da natureza, mas é um caniço pensante. Não é preciso que o universo inteiro se arme para esmagá-lo: um vapor, uma gota de água bastam para matá-lo. Mas, mesmo que o universo o esmagasse, o homem seria ainda mais nobre do que quem o mata, porque sabe que morre e a vantagem que o universo tem sobre ele; o universo desconhece tudo isso. Toda a nossa dignidade consiste, pois, no pensamento

PASCAL, Blaise. Pensamentos.

No texto apresentado, procure estabelecer as relações de sentido implementadas pelos conectivos destacados. Depois, analise a alternativa que expressa, respectivamente, as relações adequadas entre as partes do texto.

a.      Contradição, concessão, causa, conclusão

b.      Concessão, causa, explicação, conclusão

c.      Contradição, explicação, alternância, proporção

d.      Contradição, alternância, causa, conclusão

e.      Contradição, conclusão, causa, explicação

2(ENEM)

        A gentileza é algo difícil de ser ensinado e vai muito além da palavra educação. Ela é difícil de ser encontrada, mas fácil de ser identificada, e acompanha pessoas generosas e desprendidas, que se interessam em contribuir para o bem do outro e da sociedade. É uma atitude desobrigada, que se manifesta nas situações cotidianas e das maneiras mais prosaicas.

SIMURRO, S. A. B. Ser gentil é ser saudável. Disponível em: http://www.abqv.org.br. Acesso em: 22 jun. 2006 (adaptado).



No texto, menciona-se que a gentileza extrapola as regras de boa educação.  A argumentação construída

a.    apresenta fatos que estabelecem entre si relações de causa e de consequência.

b.    descreve condições para a ocorrência de atitudes educadas.

c.    indica a finalidade pela qual a gentileza pode ser praticada.

d.    enumera fatos sucessivos em uma relação temporal.

e.    mostra oposição e acrescenta ideias.



3. Na traseira de um pequeno caminhão, já bem antigo e apresentado precárias condições de uso, lia se a frase:

                                           
É VELHO, MAS É MEU



 Considerando o lugar do veículo em que a frase estava, responda:

a.      Quem seriam, prioritariamente, os destinatários dessa mensagem?



b.      A qual dos dois fatores referidos na frase o proprietário do caminhão dá maior importância? Justifique.





c.      O que o proprietário do caminhão procura dar a entender aos principais destinatários da mensagem?



4. ( L.P.Truques e Táticas) Leia a tira abaixo
No período “se não fizer uma dieta logo, não poderá passar pela porta da sua casa”, a oração destacada expressa uma
a.      Causa
b.      Consequência
c.      Condição
d.      Concessão
e.      Finalidade

Texto para as questões 5 e 6

Devido ao aquecimento global e à consequente diminuição da cobertura de gelo no Ártico, aumenta a distância que os ursos polares precisam nadar para encontrar alimentos. Apesar de exímios nadadores, eles acabam morrendo afogados devido ao cansaço.

5.A situação descrita acima
a) enfoca o problema da interrupção da cadeia alimentar, o qual decorre das variações climáticas.
b) ressalta que o aumento da temperatura decorrente de mudanças climáticas permite o surgimento de novas espécies.
c) mostra a importância das características das zonas frias para a manutenção de outros biomas na Terra.
d) evidencia a autonomia dos seres vivos em relação ao habitat, visto que eles se adaptam rapidamente às mudanças nas condições climáticas.
e) alerta para prejuízos que o aquecimento global pode acarretar à biodiversidade no Ártico.

6. O período “Apesar de exímios nadadores, eles acabam morrendo afogados devido ao cansaço,” foi reescrito sem perder o sentido original em:
a. “Como são exímios nadadores, eles acabam morrendo afogados devido ao cansaço”.
b. Sendo exímios nadadores, acabam morrendo afogados devido ao cansaço.
c. Como exímios nadadores, acabam morrendo afogados devido ao cansaço.
d. Acabam morrendo afogados embora sejam exímios nadadores
e. São exímios nadadores, e acabam morrendo afogados

7. Considere estes dois períodos:
I. Nas provas, os professores propunham questões tão difíceis que os alunos mais fracos pediam transferência para outras escolas.
II. . Nas provas, os professores propunham questões tão difíceis para que os alunos mais fracos pedissem transferência para outras escolas.
a.    Em qual dos dois períodos fica evidente a intenção do professor de provocar a saída dos alunos mais fracos? Explique.



b. Como se classificam as subordinadas adverbiais nos dois períodos?

 8.Os personagens da tirinha a seguir são Hamlet, um garoto viking que adora ler, e Hérnia, namoradinha dele.

Relativamente à organização textual e aos sentidos da fala de Hérnia, identifique a afirmativa incorreta.
a) No primeiro quadro, o substantivo "esposa" é caracterizado por um adjetivo e por uma oração de valor adjetivo.
b) A oração "depois que nos casarmos" (primeiro quadrinho) e o termo "primeiro" (terceiro quadrinho) exprimem ideia de tempo. 
c) Sem prejuízo para o efeito humorístico, o terceiro quadro poderia ser reescrito assim: "mas somente depois que você fizer suas tarefas de casa". 
d) O humor da tirinha decorre de uma contradição que se estabelece entre o que a menina afirma no primeiro quadro e uma comparação que no terceiro quadro, ela apresenta ao garoto. 
e) O humor da tirinha decorre de uma contradição que se estabelece entre o que a menina afirma no primeiro quadro e uma condição que, no terceiro quadro, ela impõe ao garoto. 


9. Analise, nos dois períodos, as relações sintático-semânticas que as orações sublinhadas estabelecem com suas respectivas orações principais. 
Arthur saiu da sala de aula justamente no momento em que Lucinha, sua paixão secreta, descia a escada para o pátio. 
O gerente sempre agiu como se fosse ele o dono da empresa. 

Agora assinale a alternativa que classifica corretamente as orações subordinadas sublinhadas: 

a) adverbial temporal - adverbial comparativa.   
b) adverbial temporal - adverbial final. 
c) adjetiva restritiva - adverbial comparativa. 
d) adverbial temporal - adverbial condicional.
e) adjetiva restritiva - adverbial condicional.

10. Suponha que, a respeito da participação de um time em um campeonato, dois torcedores façam as seguintes afirmações: 

Torcedor A: Quando nosso time for campeão, faremos uma grande festa. 
Torcedor B: Se nosso time for campeão, faremos uma grande festa. 
Compare esses dois e responda os itens a seguir:

a) Como se classificam as orações subordinadas adverbiais desses dois enunciados? 

b) Qual desses dois torcedores é mais fanático pelo time? Justifique. 




11. Suponha que, no início de um ano escolar, um professor seu, ao explicar o sistema de notas a ser adotado por ele, utilizasse uma destas duas frases.
I- As provas que serão fáceis acontecerão às quartas-feiras.
II- As provas, que serão fáceis, acontecerão às quartas-feiras.

Se esse professor desse aulas de uma matéria com a qual você não tem muita afinidade, qual das duas frases você preferiria que ele usasse? Justifique considerando os tipos de orações adjetivas.

 

12. Observe os dois enunciados que seguem:

I) Os prisioneiros, que tiveram bom comportamento durante o ano, poderão passar o Natal com a família.
II) Os prisioneiros que tiveram bom comportamento durante o ano poderão passar o Natal com a família.
Explique o sentido de cada oração subordinada adjetiva (em I e II)
Classifique as orações destacadas nos enunciados I e II


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger