MODERNISMO NO BRASIL - PRIMEIRA FASE
PROVA TIPO 2
PROVA TIPO 2
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AVALIAÇÃO DE LITERATURA
1.
(L.P.
Truques e Táticas) A semana de Arte moderna marca didaticamente o início do
Modernismo brasileiro. Esse Movimento em sua primeira fase propôs:
(A)
A
retomada de elementos dos estilos de época anteriores, como a visão idealizada
do cenário brasileiro
(B)
A
retomada do indianismo visto no Romantismo, como se observa em Macunaíma
(C)
A
valorização do cotidiano e dos elementos da cultura popular
(D)
A
produção de uma arte brasileira afinada com as tendências vanguardistas
europeias, eliminando referencias nacionais
(E) A ruptura com a literatura acadêmica e tradicional no que se refere a forma, porém a temática dos estilos anteriores é preservada
2.(L.P.
Truques e Táticas) Entre os
autores da primeira fase do Modernismo é correto afirmar que:
(A). Todos tinham um projeto de
reconstrução da arte brasileira
(B).
Repudiavam a arte europeia por considerá-la conservadora
(C). Apropriaram- se de temas tradicionais
como a idealização do índio
(D).
O que os unia era o desejo de ruptura, a quebra com o tradicional
(E). Viam a natureza como um lugar
perfeito, longe das agitações dos grandes centros
3. (L.P. Truques e
Táticas) A obra Macunaíma de Mário de Andrade
exemplifica a primeira fase do
Modernismo visto que:
(A). Apresenta estrutura linear e valoriza
elementos da cultura brasileira
(B) Narra de forma realista e verossímil a vida de um
personagem que simboliza uma nação.
(C) .Não há nessa obra qualquer influência das
vanguardas europeias, já que o autor prioriza a cultura brasileira
( D) Quebra
com a estrutura linear da narrativa tradicional e adota uma linguagem simples,
aproximando fala e escrita
(E) Macunaíma é um herói que se assemelha a
Peri, herói do Romantismo Brasileiro
4.
(L.P. Truques e Táticas) Considere as afirmações abaixo
sobre a obra Macunaíma e a seguir destaque a incorreta
(A)
É uma obra que busca sintetizar o caráter
brasileiro, segundo as convicções da primeira fase modernista.
(B)
Busca
resgatar a imagem do Brasil, sendo, portanto, uma obra com caráter
nacionalista.
(C)
No
plano formal, há preferência pela linguagem falada no Brasil, ignorando, ou
melhor, desafiando o português formal.
(D)
A
obra mostra em seu enredo apenas duas raças, o negro e o índio, para
exemplificar a formação do povo brasileiro
(E)
O
livro faz parte da primeira fase modernista – a fase heroica.
5.
(L.P.
Truques e Táticas)O poema abaixo faz parte da primeira geração
modernista brasileira
Vício na fala
Para dizerem milho dizem mio
Para melhor dizem mió
Para pior pió
Para telha dizem teia
Para telhado dizem teiado
E vão fazendo telhados
Oswald de Andrade
São
características dessa fase presente no poema acima
I.
Valorização da linguagem coloquial
II.
Preocupação formal
III.
aproximação entre oralidade e
escrita
IV.
preocupações com questões sociais
Está correto o que se afirma em:
a.
I e III
b.
II e III
c.
II e IV
d.
I, III e IV
e.
I e II
6.
(L.P. Truques e Táticas)Leia o poema a seguir:
Pronominais
Dê-me um cigarro
Diz a gramática
Do professor e do aluno
E do mulato sabido
Mas o bom negro e o bom branco
Da Nação Brasileira
Dizem todos os dias
Deixa disso camarada
Me dá um cigarro
Dê-me um cigarro
Diz a gramática
Do professor e do aluno
E do mulato sabido
Mas o bom negro e o bom branco
Da Nação Brasileira
Dizem todos os dias
Deixa disso camarada
Me dá um cigarro
A partir da leitura do poema pode
se inferir que
a.
Há
uma sutil referência ao idealismo romântico
b.
Há
uma supervalorização da nação brasileira
c.
Há
uma crítica à questão do formalismo linguístico
d.
O
povo brasileiro é idealizado já que é sempre bom e sabido
e.
O
mulato sabido e o bom negro adotam o mesmo nível de linguagem, segundo o autor
7(L.P.
Truques e Táticas) O texto a seguir exemplifica a produção poética dos autores
da primeira fase do modernismo.
O capoeira,
Qué
apanhá sordado?
— O quê?
— Qué apanhá?
Pernas e cabeças na calçada.
— O quê?
— Qué apanhá?
Pernas e cabeças na calçada.
Oswald de Andrade
As características desse momento do Modernismo
evidentes no texto são:
a.
Poemas
curtos, musicais e metrificados
b.
Preocupação
com o social, valorização da cultura popular e retomada da literatura clássica
c.
Renovação
da linguagem, aproximação entre língua escrita e oral, uso de versos livres e
brancos.
d.
Linguagem
prosaica, sintética, preocupação com a forma do poema
e.
Liberdade
linguística e formal, crítica as classes marginalizadas, versos brancos
8. Leia o poema abaixo
Quando o enterro passou
Os homens que se achavam no café
Tiraram o chapéu maquinalmente
Saudavam o morto distraídos
Estavam todos voltados para a vida
Absortos na vida
Confiantes na vida.
Os homens que se achavam no café
Tiraram o chapéu maquinalmente
Saudavam o morto distraídos
Estavam todos voltados para a vida
Absortos na vida
Confiantes na vida.
Um no entanto se descobriu num gesto largo e demorado
Olhando o esquife longamente
Este sabia que a vida é uma agitação feroz e sem finalidade
Que a vida é traição
E saudava a matéria que passava
Liberta para sempre da alma extinta.
Olhando o esquife longamente
Este sabia que a vida é uma agitação feroz e sem finalidade
Que a vida é traição
E saudava a matéria que passava
Liberta para sempre da alma extinta.
(BANDEIRA,
Manuel. Estrela da Manhã)
De acordo com o texto
a.
Todos os clientes mostraram-se comovidos diante da ideia da
morte
b.
Na segunda estrofe a morte é vista com indiferença por um
dos clientes do café
c.
Enquanto uns veem a vida como uma agitação feroz, outro a
vê apenas como traição
d.
A morte é algo distante para todos os clientes do café, já
que estão confiantes na vida
e.
A palavra longamente da segunda estrofe se opõe a palavra
maquinalmente da primeira
9.
Sobre a poesia de Manuel Bandeira, todas estão corretas, exceto:
a.
O poema Os sapos, declamado na Semana de Arte Moderna é considerado uma crítica
ao Parnasianismo
b.
Manuel Bandeira aborda também a temática social e o cotidiano
c.
A infância, tema presente na produção literária de Manuel Bandeira, é vista
como um tempo feliz.
d.
É comum em sua produção poética a temática da morte, que além de desejada pelo
eu lírico, é vista como fuga para os problemas existências
10.
(L.P. Truques e Táticas) Brás, Bexiga e Barra Funda é um livro de contos do
autor modernista Alcântara Machado. Comente sobre essa obra considerando o
estilo, a linguagem e a temática.
11.
(L.P. Truques e Táticas) O poema a seguir pertence ao autor modernista Manuel Bandeira
VOU-ME EMBORA PRA PASÁRGADA
Vou-me embora pra Pasárgada
Lá sou amigo do rei
Lá tenho a mulher que eu quero
Na cama que escolherei
Vou-me embora pra Pasárgada
Vou-me embora pra Pasárgada
Aqui eu não sou feliz
Lá a existência é uma aventura
De tal modo inconsequente
Que Joana a Louca de Espanha
Rainha e falsa demente
Vem a ser contraparente
Da nora que nunca tive
Aqui eu não sou feliz
Lá a existência é uma aventura
De tal modo inconsequente
Que Joana a Louca de Espanha
Rainha e falsa demente
Vem a ser contraparente
Da nora que nunca tive
[...]
E
quando eu estiver mais triste
Mas triste de não ter jeito
Quando de noite me der
Vontade de me matar
— Lá sou amigo do rei —
Terei a mulher que eu quero
Na cama que escolherei
Vou-me embora pra Pasárgada.
Mas triste de não ter jeito
Quando de noite me der
Vontade de me matar
— Lá sou amigo do rei —
Terei a mulher que eu quero
Na cama que escolherei
Vou-me embora pra Pasárgada.
Explique
o sentido de Pasárgada para o eu lírico desse poema, levando em consideração estilo
e tema utilizados pelo autor na construção desse texto.
12.
(L.P. Truques e Táticas). Comente sobre a Semana de Arte Moderna no Brasil e
sua importância para o Modernismo brasileiro. Considere ainda os antecedentes,
a realização e repercussão do evento.
13(L.P.
Truques e Táticas). Um dos manifestos da primeira fase do Modernismo brasileiro
é o Antropofágico. Nessa corrente modernista o autor Oswald de Andrade teve
como inspiração a obra
A. O homem amarelo de Anita Malfatti
B. Abaporu de Tarsila do Amaral
C. Operários de Tarsila do Amaral
D. A negra de Tarsila do Amaral
E. A boba de Anita Malfatti
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