CENTRO
DE ENSINO AMADO JOAQUIM
PROFESSORA:
RONY FAIETH F. PASSINHO
ALUNO
(a): ___________________________________
TESTE DE
LÍNGUA PORTUGUESA
O
problema ecológico
Se uma nave
extraterrestre invadisse o espaço aéreo da Terra, com certeza seus tripulantes
diriam que neste planeta não habita uma civilização inteligente, tamanho é o
grau de destruição dos recursos naturais. Essas são palavras de um renomado
cientista americano. Apesar dos avanços obtidos, a humanidade ainda não
descobriu os valores fundamentais da existência. O que chamamos orgulhosamente
de civilização nada mais é do que uma agressão às coisas naturais. A grosso
modo, a tal civilização significa a devastação das florestas, a poluição dos
rios, o envenenamento das terras e a deterioração da qualidade do ar. O que
chamamos de progresso não passa de uma degradação deliberada e sistemática que
o homem vem promovendo há muito tempo, uma autêntica guerra contra a natureza.
Afrânio Primo. Jornal Madhva (adaptado).
1) Segundo o Texto, o cientista
americano está preocupado com:
(A) a vida neste planeta.
(B) a qualidade do espaço aéreo.
(C) o que pensam os extraterrestres.
(D) os seres de outro planeta.
(B) a qualidade do espaço aéreo.
(C) o que pensam os extraterrestres.
(D) os seres de outro planeta.
2)Da maneira como o assunto é tratado
no Texto, é correto afirmar que o meio ambiente está degradado porque:
(A) a destruição é inevitável.
(B) a civilização o está destruindo.
(C) a humanidade preserva sua existência.
(D) os recursos para mantê-lo não são suficientes
(B) a civilização o está destruindo.
(C) a humanidade preserva sua existência.
(D) os recursos para mantê-lo não são suficientes
3)
Se uma nave extraterrestre invadisse o
espaço aéreo da Terra, com certeza seus tripulantes diriam que neste
planeta não habita uma civilização inteligente.
a.
A oração em destaque mostra a causa dos habitantes da terra não serem
considerados inteligentes;
b.
Explica por que os terráqueos não são
inteligentes;
c.
explicita uma condição “para que os terráqueos sejam considerados “ como
civilização não inteligente pelos tripulantes;
d.
Mostra a consequência da falta de inteligência dos habitantes da terra.
4)Apesar dos avanços obtidos, a humanidade
ainda não descobriu os valores fundamentais da existência.Entre as orações que compõem o período acima, há uma relação de :
a. causa
b. Concessão
c. Adição
d. Consequência
QUESTÃO 05
Enquanto houver razões eu não vou desistir
Se for pra eu chorar, quero chorar por ti,
Porque não te esqueço.
Vou te esperar passe o tempo que for,
Deixe bem guardado esse nosso amor
Sei que eu te mereço..
Eu vou deixar você voar
Bater as suas asas pra longe de mim
Mas só pra ver você voltar,
E toda arrependida me dizer
Amor te quero sim...
Se for pra eu chorar, quero chorar por ti,
Porque não te esqueço.
Vou te esperar passe o tempo que for,
Deixe bem guardado esse nosso amor
Sei que eu te mereço..
Eu vou deixar você voar
Bater as suas asas pra longe de mim
Mas só pra ver você voltar,
E toda arrependida me dizer
Amor te quero sim...
Eu vou deixar você voar/ Bater as suas asas
pra longe de mim. Entre os dois versos há relação semântica de:
a. adversidade
b. explicação
c. alternância
d. adição
QUESTÃO 06
Deixe bem guardado
esse nosso amor. Sei que eu te mereço. A conjunção que substitui o ponto sem
alteração semântica é:
a. logo
b. pois
c. e
d. mas
07. Considere estes dois períodos:
I. Nas provas, os professores propunham questões
tão difíceis que os alunos mais fracos pediam transferência para outras
escolas.
II. . Nas provas, os professores propunham questões
tão difíceis para que os alunos mais fracos pedissem transferência para outras
escolas.
a. Em qual dos dois períodos fica evidente a intenção
do professor de provocar a saída dos alunos mais fracos? Explique.
b. Como se
classificam as subordinadas adverbiais nos dois períodos?
Leia a tira para responder as
questões a seguir.
08. No último quadrinho,já que pode ser substituído sem
prejuízo de correção gramatical nem de sentido, por :
a.
visto que
b.
mesmo que
c.
de modo que
d.
se
09.As vírgulas no 2º
quadrinho foram usadas para:
a. Marcar
enumeração
b. Separar
expressões explicativas
c. Separar
orações subordinadas
d. Separar
orações coordenadas sindéticas
10.Observando
a pontuação do último quadrinho, conclui-se que:
I.
Há erro de pontuação
II. O
uso da vírgula depois da primeira oração é obrigatório
III.
O uso da vírgula depois da primeira
oração é optativo
Está
correta a o que se afirma em:
a.
I apenas
b.
I e II
c.
II apenas
d.
III apenas
Nenhum comentário:
Postar um comentário