CENTRO
DE ENSINO AMADO JOAQUIM
PROFESSORA:
RONY FAIETH
ALUNOS
(as)___________________________
______________________________________
TESTE DE LÍNGUA PORTUGUESA
Observe o
texto a seguir
Brasil, o país do futebol. Não é essa
a imagem que grande parte do mundo tem do nosso país? Afinal, a paixão dos
brasileiros pelo jogo, as cinco Copas do Mundo conquistadas e a exportação de
craques capazes de decidir partidas com jogadas sensacionais sustentam essa
fama.
Até a natureza alimenta a identificação
da nação com o esporte mais popular do mundo. Na caatinga e em partes do
cerrado vive uma espécie animal que pode encolher-se e ficar justamente com o
formato de uma bola: é o tatu-bola. E essa característica deu origem à proposta
de torná-lo a mascote da Copa do Mundo de 2014, no Brasil.
A decisão favorável ao tatu-bola como
mascote não ocorreu apenas pelo formato curioso do animal em posição de defesa,
ao transformar-se em uma compacta bola. A decisão levou em conta o fato de a
espécie existir apenas no Brasil e sofrer risco de extinção. "Com essa
mascote, vamos poder realizar um dos principais objetivos da Copa Fifa 2014,
que é comunicar a importância da preservação do meio ambiente. “Temos certeza
de que ela será amada não apenas no Brasil, mas no mundo todo", afirmou o
secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, endossando a escolha.
(Texto
adaptado a partir de matéria de Dimas Marques. In: Horizonte Geográfico, n.
144, ano 25. p. 66-68)
1.(FCC)O
texto informa que o tatu-bola foi escolhido como mascote da Copa do Mundo de 2014, principalmente, porque:
A.
Reflete a
paixão dos brasileiros pelo futebol campeão em cinco Copas do Mundo.
B.
Pode servir de modelo para o desenho da bola
oficial a ser usada nos jogos da copa
C.
Se Inclui
em uma espécie de animal exclusivamente brasileira, ameaçada de extinção.
D.
Transmite
a natureza alegre e festiva que acompanha os jogos em uma Copa do Mundo
2. (FCC)... afirmou o
secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, endossando a escolha.
A palavra grifada acima pode ser
corretamente substituída, sem alteração do sentido original,por:
a.
Anunciando
b.
Repetindo
c.
Sugerindo
d. Apoiando
3.Temos certeza de que
ela será amada não apenas no Brasil, mas no mundo todo. A oração em
destaque exerce em relação a primeira a
função sintática de:
a. Predicativo
b.
Objeto
indireto
c.
Complemento
nominal
d. sujeito
4. Até a
natureza alimenta a identificação da
nação com o esporte mais popular do mundo. Transformando o destaque em uma
oração substantiva ( que a nação se identifique com o esporte mais popular do
mundo) teremos uma oração:
a. Completiva nominal
b. Objetiva direta
c. Subjetiva
d. Objetiva indireta
5. Observe
os períodos abaixo:
I.
É preciso
preservar o meio ambiente
II.
O
importante é preservar o meio ambiente
III.
Todos
deveriam ter esta preocupação: preservar o meio ambiente
As
orações em destaque classificam-se respectivamente como:
a. Objetiva direta, predicativa e apositiva
b. Subjetiva, predicativa e apositiva
c. Completiva nominal, apositiva e predicativa
d. Objetiva indireta, predicativa e apositiva
6.Em
“sofrer risco de extinção” o termo em destaque tem a
mesma função sintática da oração destacada em:
a.
É bom que os brasileiros continuem
apaixonados pelo futebol
b. O objetivo da
copa é comunicar a importância da preservação do meio ambiente
c. Temos convicção de que a nossa seleção será vencedora da
copa 2014.
d. Acreditamos
em que a nossa seleção será vencedora da
copa 2014.
7. Se transformássemos o trecho em destaque “ O
Brasil, o país do futebol” em uma subordinada
adjetiva qual seria a construção correta? Justifique
I.
“O Brasil
que é o país do futebol tem excelentes
jogadores”
II.
“O
Brasil, que é o país do futebol,tem excelentes jogadores”
Leia a tira a seguir
8. Analisando
sintaticamente as orações do 1º quadrinho conclui-se que:
a.
Que
te afaga e que te beija são orações adjetivas restritivas;
b.
Que
te afaga e que te beija são orações adjetivas explicativas;
c.
Que
te afaga restringe o sentido do verbo apedrejar
d.
Que
te beija explica o sentido do verbo escarrar
9. Leia a manchete de jornal a seguir e responda aos itens abaixo:
OS FUNCIONÁRIOS QUE SE ESQUECERAM DE ATUALIZAR
SEU CADASTRO PRECISAM ENTRAR EM CONTATO COM O DEPARTAMENTO DE RH
IMEDIATAMENTE.
Um funcionário, passando por um corredor da empresa que trabalha, lê
essa frase em um cartaz e afirma: “Que departamento mais incompetente! Já
faz dois dias que preenchi a ficha de atualização de cadastro de empregados! ”
a. Como se classifica a oração “que se esqueceram de atualizar seu cadastro”?
b. Levando em conta a resposta anterior, explique se a pessoa leu
corretamente o cartaz.
10. Em
uma sala de aula havia 10 alunos divididos em dois grupos para organização de
um seminário de literatura. O grupo A formado por alunas e o Grupo B formado somente
por alunos. Depois de observar a turma, a professora fez os seguintes comentários a respeito das
equipes:
A: As alunas
que estão preparadas farão uma belíssima apresentação.
B: Os alunos,
que estão preparados, farão uma belíssima apresentação.
Qual equipe provavelmente terá a
maior nota? Justifique.
GABARITO:
1. C
2. D
3. C
4. B
5. B
6. C
Nenhum comentário:
Postar um comentário