1. De acordo com a tira compreende-se que:
a. O camelo era o mais rápido graças a sua boa forma física.
b. A corrida estava quente, no sentido de estar muito concorrida.
c. O que realmente fazia o camelo rápido eram os pés sensíveis.
d. A sensibilidade dos pés do camelo não contribui para sua rapidez, mas sim a alegria de estar competindo.
2. Considerando as classes gramaticais usadas na tira acima todas as opções estão corretas, exceto:
a. Camelo é substantivo e rápido é adjetivo
b. Sensível é adjetivo e está no plural para concordar com o substantivo ao qual se refere
c. Quente é adjetivo e se refere a um substantivo que está subtendido na tira
d. O adjetivo rápido está no grau superlativo absoluto
Analise a tira e destaque a opção correta:
a. No primeiro quadrinho há cinco substantivos e um adjetivo
b Sentimental e careca são adjetivos na tira
c. Salgado, cabelo e mar são substantivos.
d. Salgado, sentimental, saudade e mar são adjetivos.
4. Leia o trecho abaixo.
D. Paula perguntou-lhe se o escritório era ainda o mesmo, e disse-lhe que descansasse, que não era nada; dali a duas horas tudo estaria acabado.
Nessa passagem o narrador reproduz a fala da personagem literalmente, mas usa suas próprias palavras. Se o narrador usasse o discurso direto, esse trecho seria reescrito da seguinte forma:
a. D. Paula perguntou-lhe: o escritório será ainda o mesmo? E disse-lhe: descanse que não é nada; dali a duas horas tudo estaria acabado.
b. D. Paula perguntou-lhe :
__ O escritório é ainda o mesmo?, E disse-lhe:
__Descanse, não foi nada; daqui a duas horas tudo estará acabado.
c. D. Paula perguntou-lhe :
__ O escritório é ainda o mesmo?, E disse-lhe que descanse.
__ Não é nada; daqui a duas horas tudo estará acabado.
d. D. Paula perguntou-lhe :
__ O escritório é ainda o mesmo?, E disse-lhe:
__ Descanse, não é nada; daqui a duas horas tudo estará acabado.
5 A respeito da tira acima todas as opções estão corretas, exceto:
a. O adjetivo apaixonado foi empregado no superlativo absoluto sintético.
b.Gracinha está no diminutivo, porém não sugere tamanho e sim afetividade
c. O adjetivo cega foi usado de forma ambígua
d. De acordo com o contexto o sufixo - inho acrescenta à palavra graça a ideia de pequeno
6. Considere os enunciados abaixo:
I.Pessoas muito apaixonadas podem ser consideradas em algumas situações pessoas cegas.
II.Paixão cega a pessoa. verbo expressa ação
III.A cega machucou-se no poste. I. cega é adjetivo, pois se refere ao substant. pessoa.
substantivo antecedido de artigo e equivale a um ser.
7.
8. Em qual das sequencia o plural de todos os substantivos estão de acordo com a variedade padrão?
a. Bem-te-vis, pés-de-meia, corre-corres, guardas-noturnos.
b. Vales-transportes, curto-circuitos, portas-malas, toca-fitas.
c. Quartas-feiras, ticos-ticos, quebra-cabeças, para-raios
d. Pés-de-meia, quarda-noturnos, porta-malas, toca-fitas
“Impossível esquecer aquele rosto que marcou profundamente a minha vida. Lembro-me de cada detalhe: cabelo castanho-claro, sobrancelhas largas, olhos verde-mar. Lindos olhos! Nos lábios, usava um batom vermelho-paixão, que a deixava ainda mais segura e atraente.”
9. OS adjetivos compostos estão flexionados corretamente na alternativa:
a. Cabelos castanhos-claros, olhos verde-mares, batons vermelho-paixão
b. Cabelos castanho-claros, olhos verdes-mares, batons vermelho-paixão
c. Cabelos castanhos-claros, olhos verdes-mares, batons vermelhos-paixões
d. Cabelos castanho-claros, olhos verde-mar, batons vermelho-paixão
Matar ou morrer por amor
O Platonismo amoroso, que já se conhecia desde a poesia de Petrarca e se estendeu por toda a Era Clássica, transformou-se, no Romantismo, na busca do amor e da mulher impossíveis. Em contraposição ao senso prático da vida burguesa, os artistas românticos idealizavam o amor, supervalorizavam aquilo que era inalcançável e apreciavam gestos heroicos, como lutar, matar ou morrer por amor.
10. De acordo com o texto as principais características do Romantismo são:
a. Racionalismo, objetivismo, sentimentalismo
b. Subjetivismo,predomínio da emoção, sentimentalismo
c. Idealização do amor, predomínio da razão, sentimentalismo
d. Supervalorização do amor, objetivismo, imitação da cultura clássica
Parabéns pelo seu trabalho.
ResponderExcluir