BEM-VINDOS AO BLOG DA PROFESSORA RONY FAIETH.


Caso seja necessário copiar as questões elaboradas pela autora desta página, faça de forma que não haja exclusão do nome do blogger.
Agradeço a compreensão.



Qualquer dúvida relacionada aos conteúdos deste blogger entre em contato pelo endereço
ronyfaieth@hotmail.com.
















domingo, 9 de março de 2014

Plano de aula-Língua Portuguesa para o Ensino Médio



CENTRO DE ENSINO AMADO JOAQUIM
PLANO DE CURSO  3º ANO ENSINO MÉDIO
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
1º PERÍODO                                     
O QUE SE ESPERA
AO FINAL DA ETAPA      
O QUE DEVERÁ SER APRENDIDO
O QUE DEVERÁ SER ENSINADO
COMO DEVERÁ SER ENSINADO
O QUE DEVERÁ SER AVALIADO
ü  Compreender e usar a Língua Portuguesa como língua materna geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade;
ü   

ü  Reconhecer, em diferentes textos, a função do pronome relativo e das orações subordinadas adjetivas na construção do texto;
LINGUAGEM, COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO
·         Orações substantivas
·         Orações adjetivas

Leitura e análise de textos selecionados;

PP   Participação durante o estudo e análise;
    Domínio de conteúdo e postura no produto do conhecimento construído;
     Capacidade de compreender, produzir e exemplificar com clareza e segurança;

Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens relacionando textos com seus contextos mediante a natureza, função e organização e estrutura das manifestações de acordo com as condições de produção e recepção;

Reconhecer a importância da arte literária no universo das manifestações artísticas;
Compreender a importância da literatura como manifestação individual do homem no seu tempo e espaço;
Identificar traços dos movimentos da vanguarda europeia em obras do Modernismo brasileiro

LITERATURA
·         Pré-Modernismo no Brasil
·         A linguagem do Modernismo
·         Vanguardas Europeias
·         A primeira fase do Modernismo: Os Andrades, Manuel Bandeira e Alcântara Machado
·         A Literatura portuguesa no século XX: Fernando Pessoa e heterônimos

Análise de obras literárias dos principais autores do Pré-Modernismo e do Modernismo;
Exibição de obras de arte dos movimentos de Vanguarda e do Modernismo através do projetor de imagem;
Montagem de painéis;
Exibição de filmes;
Seminários
Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meio de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação.
Reconhecer no texto estratégias argumentativas empregadas para o convencimento do público;

PRODUÇÃO TEXTUAL
O texto argumentativo: a seleção de argumentos

Leitura e análise de textos dissertativo-argumentativo;
Produção textual
TEMA: Direitos sociais, políticos e  fiscal  - IPTU e IPVA

 


           


PLANO DE AULA - LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO MÉDIO, 3º ANO

                                                            3º PERÍODO

O QUE SE ESPERA
AO FINAL DA ETAPA     
O QUE DEVERÁ SER APRENDIDO
O QUE DEVERÁ SER ENSINADO
COMO DEVERÁ SER ENSINADO
O QUE DEVERÁ SER AVALIADO
 Compreender e usar a Língua Portuguesa como língua materna geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade.

Reconhecer os usos da norma padrão da língua portuguesa nas diferentes situações de comunicação.

Avaliar a adequação da norma padrão ou não padrão de  concordância verbal e nominal em um texto ou sequencia
textual, considerando a situação comunicativa e o gênero do texto
Elaborar e ampliar estruturas gramaticais, a partir de construções já exploradas no texto, tendo em vista as diversas possibilidades comunicativas que a língua oferece.

LINGUAGEM, COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO

Concordância verbal e nominal


Leitura e análise de textos selecionados;



                          
       Participação durante o estudo e análise;
     Domínio de conteúdo e postura no produto do conhecimento construído;
      Capacidade de compreender, produzir e exemplificar com clareza e segurança;

Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens relacionando textos com seus contextos mediante a natureza, função e organização e estrutura das manifestações de acordo com as condições de produção e recepção.
Observar as influências políticas, econômicas,
sociais e filosóficas na manifestação literária do
período estudado;

Explicar as principais características da poesia
De 30.            
LITERATURA
A poesia de 30. Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles e Vinícius de Moraes;
Murilo Mendes e Jorge de Lima;
Exposição de textos;
Recital;
Projeto: poesia e música
Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meio de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação;
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários a construção da argumentação.
Identificar e analisar relações de concordância  em textos dissertativos;

Reconhecer os tipos de argumentos utilizados para a defesa do ponto de vista;

Analisar e aplicar os recursos expressivos da linguagem, identificando e incorporando as características de um texto dissertativo.
O debate regrado Público: estratégias de contra argumentação;
Tipos de argumentos


Realização de debates na turma para exercitar a argumentação
Selecionar argumentos para defender um ponto de vista








PLANO DE AULA - LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO MÉDIO, 3º ANO



                                                                              2º PERÍODO    
O QUE SE ESPERA
AO FINAL DA ETAPA     
O QUE DEVERÁ SER APRENDIDO
O QUE DEVERÁ SER ENSINADO
COMO DEVERÁ SER ENSINADO
O QUE DEVERÁ SER AVALIADO
  Compreender e usar a Língua Portuguesa como língua materna geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade;
  

 


Reconhecer os usos da norma padrão da língua portuguesa nas diferentes situações de comunicação.

Identificar os diferentes termos de uma oração e reconhecer a função sintática que desempenham no contexto em que estão inseridos

LINGUAGEM, COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO

Período composto por subordinação: orações adverbiais;
Período composto por coordenação
Orações coordenadas;
Pontuação

Leitura e análise de textos selecionados;



                          
      Participação durante o estudo e análise;
     Domínio de conteúdo e postura no produto do conhecimento construído;
       Capacidade de compreender, produzir e exemplificar com clareza e segurança;

Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens relacionando textos com seus contextos mediante a natureza, função e organização e estrutura das manifestações de acordo com as condições de produção e recepção;





Estabelecer relações entre o texto literário e o momento de sua produção, situando
aspectos do contexto histórico, social e político;

Reconhecer a presença de valores sociais e humanos atualizáveis e permanentes no patrimônio literário nacional


LITERATURA
O Nordeste no Romance de Trinta: Rachel de Queiroz, Graciliano Ramos, José Lins do Rego, Jorge Amado;
O sul no romance de 30: Érico Veríssimo e Dionélio Machado;


Exibição de filmes baseados nas obras literárias da geração de 30;
Trabalhar o

Romance de 30 através do projeto

  Nordeste: palavra, imagem e som;
  Pesquisa e montagem de uma mostra sobre a cultura do nordeste brasileiro

Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meio de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação.
Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu público alvo, pela análise dos procedimentos argumentativos utilizados.
Reconhecer no texto estratégias argumentativas empregadas para o convencimento do público.


PRODUÇÃO TEXTUAL
O texto argumentativo: a seleção de argumentos

Leitura e análise de textos dissertativo-argumentativo;
Produção textual

 



                                             


Powered By Blogger