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quarta-feira, 8 de junho de 2011

TESTE- CLASSES INVARIÁVEIS

CENTRO DE ENSINO AMADO JOAQUIM


PROFESSORA: RONY FAIETH

ALUNO ( a ): _______________________________ Nº______

TESTE DE LÍNGUA PORTUGUESA

1.A adolescente em casa encontra a mãe na sala e não percebendo a presença do pai, diz:

_ Mamãe, minha menstruação chegou! Ufa!

O pai imediatamente aproxima-se da jovem e, em tom ameaçador exige:

_ Explique esse “ufa”!

a. Na fala de qual das personagens o “ufa” não é interjeição? Justifique
Na fala do pai


b. O que o pai da garota deduziu sobre a situação, ao ouvi-la empregar o “ufa”?

Que ela poderia estar gravida

2.Numa pizzaria, ao lado da porta de entrada, um cartaz avisava:

“Não servimos só bebidas”.

Um rapaz entra, lê o cartaz, senta-se a uma mesa e pede ao garçom:

- Por favor, uma cerveja.

O garçom gentilmente esclarece-lhe:

- Se você não for comer alguma coisa, não poderei lhe servir a cerveja. Você não leu o aviso?

- Li – respondeu o rapaz – e achei-o óbvio e, por isso, inútil.

- Desculpe – argumentou o garçom –, mas você leu corretamente o cartaz?

- Li sim – disse o rapaz – vocês é que não o escreveram corretamente.

A respeito dessa situação, identifique alternativa correta:

a) O rapaz entendeu que a pizzaria estava comunicando que não servia bebidas, mas outras coisas. Por isso, considerou inútil a informação.

b) O rapaz entendeu que a pizzaria estava comunicando que servia bebidas, substituindo outras coisas. Por isso, ele considerou inútil a informação.

c) O rapaz entendeu que a pizzaria estava comunicando que servia, além de bebidas, também outras coisas. Por isso, ele considerou inútil a informação.


d) O rapaz entendeu que a pizzaria estava comunicando que servia bebidas à proporção que servia outras coisas. Por isso, considerou inútil a informação.

e) O rapaz entendeu que a pizzaria estava comunicando que não servia bebidas salvo outras coisas. Por considerou inútil a informação

3. Leia este trecho de crônica e responda

Entro na venda para comprar anzóis, e o velho esta me atendendo quando chega um menino da roça com um burro e dois balaios de lenha. Fica ali, parado, esperando. O velho parece que não vê, mas afinal olha as achas com desprezo e pergunta: “Quanto?” O menino hesita coçando o calcanhar de um pé com o dedo de outro:

a. No trecho a preposição com ocorre três vezes. Transcreva o trecho em que ela estabelece cada uma das seguintes relações semânticas.

• Modo
 com desprezo
• Companhia
com um burro e dois balaios de lenha
• Instrumento
com o dedo de outro:


b. Se em vez de “chega um menino da roça” o autor empregasse “chega da roça um menino” o sentido seria o mesmo? Justifique.
da roça- especificação, chega da roça-lugar
4. A frase a seguir foi extraída de uma reportagem a respeito de um livro cujo tema é a guerra na Iugoslávia, ocorrida em 1999. Leia e responda aos itens a, b e c.


Relatos sobre Belgrado durante o bombardeio da OTAN feitos pela Internet pela escritora sérvia Jasmina Tesanovic viram livro e filme.

a) Qual a relação de sentido estabelecida pela preposição durante?
tempo
b) No trecho acima, a preposição sobre estabelece a mesma relação de sentido que na frase “Os aviões da OTAN despejaram centenas de bombardeiros sobre Belgrado”? Justifique.

c) No trecho acima, a preposição pela (por [per] + a ) aparece duas vezes. Nos dois casos ela estabelece a mesma relação de sentido? Justifique.

5. Para responder as questões considere os versos.

Eu quero morrer de noite

Bem longe, numa tocaia

Eu quero morrer de açoite

Dos bordados da tua saia

Jorge Amado



a. Meio, lugar, modo

b. Modo, lugar, meio

c. Tempo, lugar, meio

d. Tempo, modo, tempo



6.“Skol, a cerveja que desce redondo” Sobre a palavra “redondo” usada no anuncio, destaque a alternativa incorreta.


a. É adjetivo, deveria concordar com cerveja.

b. Foi adverbializada

c. É uma palavra invariável

d. Expressa circunstância de modo


7. Destaque a(s) alternativa(s) em que a palavra destacada apresenta a mesma classificação morfológica da palavra redondo na questão acima.

a. A águia voava alto

b. A menina estava triste

c. a cerveja estava gelada quando desceu.








sábado, 4 de junho de 2011

Teste sobre período composto por coordenação

1. Deus cura, e o médico manda a conta. Nesse ditado popular o “e” tem valor de:


a. conclusão

b. oposição

c. explicação

d. adição

2. Não tenho dinheiro. Não posso pagar a conta.

Destaque o período em que haja a mesma relação sintático- semântica do período acima

a. Cumprimente-o, pois hoje é o seu aniversário.

b. Aquela substância é toxica, logo deve ser manuseada cautelosamente.

c. Vou embora, que cansei de esperá-lo.

d. Diga agora ou cale-se para sempre.



3.Compare estes dois períodos:

I. A criança devia estar doente, porque chorava muito

II. Henrique está triste porque perdeu seu emprego

Indique relativamente a elas a alternativa incorreta.

a. Em I, O choro da criança não poderia ser a causa de sua doença

b. Em II, a perda do emprego é a causa da tristeza de Henrique.

c. Em I, o choro da criança é a causa de sua doença, trata-se portanto de uma subordinada adverbial causal

d. Em I, a oração “porque chorava muito” é uma sindética explicativa

4. “ ACIDENTE COM VAN MATA 17.”

Quatro crianças e doze adultos(...) estão entre as vítimas. Bombeiro é arrastado pelas águas, quando tentava o resgate, mas não sobrevive.

a. Comente a inadequação do conector mas no trecho acima.

O "mas" introduz ideia de oposição( ser arrastado pela correnteza e não sobreviver não são ideias adversas)

b. Encaixe, depois da palavra “resgate” uma oração adequada ao sentido geral da notícia, de modo que o mas passe a estabelecer a relação lógico-sintático conveniente.

 sugestão de resposta (luta contra a correnteza, mas não sobrevive)

5. Observe o tipo de relação semântica existente entre as orações, a seguir reescreva-as usando o conectivo adequado.

a. Procure seus amigos. Acabará sozinho. ou

b. Estava frio. Aproveitamos bem o final de semana na praia. mas

c. O motorista perdeu o controle do carro. Bateu o veículo no poste. Ninguém se machucou.
e, mas
d. Volte logo. Eu preciso de você.
que
6. Imagine que dois amigos estejam trocando ideias para decidir em que lugar eles irão acampar nas férias. Durante a conversa, cada um deles faz uma das seguintes afirmações a respeito de uma determinada praia.

Falante 1: Aquela praia é um paraíso, mas o acesso a ela é muito difícil.

Falante 2: O acesso aquela praia é muito difícil, mas ela é um paraíso.

Qual dos dois revela menor disposição de viajar para a praia em questão? Explique sua resposta

 Falante 1. Aquela praia é um paraíso, mas o acesso a ela é muito difícil.


quinta-feira, 2 de junho de 2011

CARTA A UM ADOLESCENTE

"Falar da maldade é falar sobre nós mesmos. A maldade é algo que mora dentro de nós, a espera de um momento certo para se apossar do nosso corpo. Para a gente entender a maldade é preciso entender, antes, os dois poderes que somos feitos. Somos feitos de uma mistura de amor e de poder. O amor é um sentimento que nos liga a determinadas coisas, e vai desde o simples gostar até o estar apaixonado.

O amor quer abraçar, ficar perto, proteger. Amo meu cachorro: quero brincar com ele, tenho saudades dele. Se ele morrer vou chorar. Gosto da minha casa. Dói muito - dá raiva - se alguém pixa de preto o muro que tinha justo sido pintado de branco. Gosto muito de uma pessoa: pode ser pai, a mãe, o avô, a namorada. Por causa desse sentimento fico triste vendo que aquela pessoa está triste. O amor faz isso: coloca o outro dentro da gente. O que o outro sente, a gente sente também ...

Aquilo que eu amo eu quero proteger. Proteger o cachorrinho, o muro da casa, a natureza...Às vezes, a gente quer algo anterior ao proteger: a gente quer criar. Você ainda não é pai. Não tem portanto, nenhum filho para proteger. Chegará um dia, entretanto, em que você desejará ter um filho que você ainda não tem. Para isso é preciso que você tenha os poderes de homem para semear no ventre de uma mulher a semente do filho que você ama, mas ainda não tem. Você deseja ser (ainda não é) administrador de empresa, cozinheiro, médico ou flautista: você ama essas coisas; mas ainda não é. O amor sozinho não faz milagres, para ser qualquer uma dessas coisas, você terá que, devagarzinho, ir desenvolvendo poderes no seu corpo, poderes que tomarão a forma ou de conhecimentos ou de habilidades.

Quando você tem essas duas coisas juntas, o amor e o poder, coisas muito bonitas acontecem. O poder torna possível a existência daquilo que a gente ama: gero um filho, planto um jardim, construo uma casa. O poder, assim, está a serviço da alegria. Pelo poder eu posso contribuir para que o mundo seja melhor...Acontece, entretanto, que a vida anda devagar. Leva tempo para uma criança ser gerada. Leva tempo para uma árvore crescer...

Já a morte anda rápido. Mata-se numa fração de segundo. Basta puxar um gatilho, ou pisar num bixo, ou quebrar um ovo. Você me perguntou sobre a maldade: maldade é isso- quando as pessoas sentem prazer no ato de destruir, isto é quando as pessoas sentem prazer no exercício puro do poder, sem que esse poder tenha um objetivo de vida. Bondade é o poder usado para a vida. Maldade é o poder usado para a morte...

Há coisas que nunca faríamos sozinhos. Mas, em grupo, tudo é permitido. As pessoas mais mansas podem se tornar monstruosas em grupo. No grupo a gente perde o senso de responsabilidade moral.

Como eu já disse, o poder como fim em si mesmo, sem um propósito de amor, dá prazer rápido... Eu queria dar para vocês, como herança, o ovo onde moram os meus sonhos, na esperança de que vocês continuassem a chocá-lo, depois da minha partida. Sim, o mundo que eu amo se parece com um ovo: está cheio de vida, mas é muito frágil... Mas eu tenho medo de que vocês não resistam à tentação de quebrar o ovo onde eu e o meu mundo moramos. Como é fácil quebrar um ovo! Fácil e irreversível: nunca mais! Assim, por enquanto, o ovo onde moram os meus sonhos fica sob minha guarda. Até encontrar herdeiros que eu espero.   " Rubem Alves "
 
 
Resposta ao autor
       Primeiramente agradeço-te por me abrir tão claramente os olhos a respeito do venha ser maldade. Agora eu vejo o quanto é importante o papel de cada ser vivo na natureza e no mundo.
       A maioria das pessoas veem o mundo de forma muito obscura, o importante é se dar bem, é sobreviver, mesmo que isso custe o fracasso e a vida dos outros; e quando ajudam não é uma entrega total, é apenas o que resta de si ou algo como regras sociais. E isso é mau.
    A respeito da tua opinião sobre o dilema amor-poder, verdadeiramente esse é um dos grandes motivos de tanto sofrimento e aflição, pois quem ama não exige, não tem poder sobre o outro, o sentimento deve ser recíproco. Na verdade o poder não existe no sentido universal do amor, pois tudo tem que ser compartilhado.
     Nós , jovens, não temos força no poder, e sim na nossa vitalidade de querer transformar o mundo, mudar nosso destino... e aí pecamos, pois queremos ser felizes sem  ter amor. Assim a juventude se apoia numa falsa  ilusão de poder, sem perceber que a vida é muito mais confortável quando respeitamos o espaço do outro.
    Então, mais uma vez agrade-te pela grande ajuda que me deste, a fim de que eu pudece realmente entender um pouco mais da importância, não da maldade, mas de praticar a bondade; amar sem sufocar, sem exigir, amar e respeitar que os outos também amem e principalmente vivam.
 
Edson Luciano, aluno do 3º ano, ensino médio.
 

quarta-feira, 1 de junho de 2011

orações coordenadas e concordância nominal

TESTE DE LÍNGUA PORTUGUESA


1.Considere estes três períodos simples.

• A situação financeira da empresa tornou-se muito difícil
por isso
• Muitos funcionários foram demitidos.
mas
• Os diretores continuam andando em luxuosos carrões importados.

a. Empregando conjunções que explicitem as relações de sentido existentes entre essas orações, reúna-as em um período composto por coordenação.



b. Classifique as três orações constituintes do período que você construiu

assindética, conclusiva e adversativa

2. Considere esta frase:

Com o dinheiro que ganhou na loteria ele comprou uma fazenda e um carro caros.

a. Indique a que substantivo(s) o adjetivo está atribuindo a característica e justifique porque ele concorda no masculino e no plural.

fazenda e carro
o adjetivo se refere a mais de um substantivo e vem depois deles, está no masculino  porque entre  eles um é masculino
b. Se o adjetivo da frase fosse importados, a concordância se manteria gramaticalmente correta, mas geraria um pequeno problema ligado à informação lógica da frase. Comente-o.
não se pode importar fazenda



3. Leia o texto, destaque e classifique as orações coordenadas sindéticas.

“Sem sonhos, as pedras tornam-se insuportáveis, as pedras no caminho se tornam montanhas, os fracassos se transformam em golpes fatais, mas se você tiver grandes sonhos, seus erros produzirão crescimento, seus desafios produzirão coragem. Por isso, meu ardente desejo que você nunca desista de seus sonhos”.

Augusto Cury



4. Reescreva a frase a seguir, de acordo com as regras de concordância nominal.

A biblioteca já informou (bastante) vezes que pra a retirada de livros e revistas de seu acervo é (necessário) a apresentação de documento de identidade.

bastantes
necessária

5. Complete os espaços com um dos nomes colocados nos parênteses.

a.Será que é _____necessária_____________ essa confusão toda?

(necessário/ necessária)

b. Quero que todos fiquem ________________.

(alerta/ alertas)

c) Houve ____________ razões para eu não voltar lá.

(bastante/ bastantes)

D) A dona do imóvel ficou __________ desiludida com o inquilino.

(meio/ meia)

6. Assinale a frase que contraria a norma culta quanto à concordância nominal.

a) Falou bastantes verdades.

b) Já estou quites com o colégio.

c) Nós continuávamos alerta.

d) Haverá menos dificuldades na prova.

7. Assinale o erro de concordância nominal.

a) Maçã é ótimo para isso.

b) É necessário atenção.

c) Não será permitida interferência de ninguém.


d) Música é sempre bom.

8. Indique o item que preenche corretamente as lacunas da frase abaixo:

Era meio dia e ____ quando Simão se convenceu de que preocupação não era ______ , pois havia_______ apartamentos ______ a casa verde.

a. Meia, necessário, bastantes, anexos


b. Meia, necessária, bastante, anexo

c. Meio, necessário, bastante, anexo

d. Meia, necessária, bastante, anexos

9.(CESGRANRIO) Há erro de concordância em:

a) atos e coisas más

b) dificuldades e obstáculo intransponível

c) cercas e trilhos abandonados

d) fazendas e engenho prósperas

e) serraria e estábulo conservados



10 . INATEL) – Fazia ............................... elogios, embora as saudações fossem agora ........................ enfáticas para uns e talvez ............................... evasivas para outros. A opção que completa corretamente as lacunas da frase acima é:

a. bastante / menos / meio;

b. bastantes / menas / meio;

c bastantes / menas / meia;

d. bastante /menos / meia;

e) bastantes / menos / meio.





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